Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2327
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GOMES, Alex Sandro | pt_BR |
dc.contributor.author | BRITO, Josilene Almeida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T15:56:48Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T15:56:48Z | |
dc.date.issued | 2010-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Almeida Brito, Josilene; Sandro Gomes, Alex. Engajamento em atividades assíncronas na modalidade de ensino a distância: requisitos de interfaces colaborativas. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2327 | |
dc.description.abstract | A educação a distância (EAD) tem se constituído como importante ferramenta para capacitar pessoas a qualquer tempo e distância, utilizando cada vez mais recursos para viabilizar uma maior comunicação entre professores e alunos na realização de atividades assíncronas em fórum de discussão. Contudo, na EAD, a comunicação entre pares, concretiza-se como elemento elevador da aprendizagem colaborativa. No entanto, as atividades assíncronas, comumente utilizadas em fórum de discussão, carecem de melhorias, pois não atendem às reais necessidades de aprendizagem colaborativa. O presente estudo tem como finalidade Identificar requisitos funcionais que venham contribuir na construção de atividades assíncronas que favoreçam o engajamento dos alunos na execução de atividades colaborativas assíncronas em fórum. Para tanto, foi realizada uma categorização das atividades assíncronas comumente encontradas em fórum de discussão, análise de usuários e análise de competidores. Os resultados alcançados foram prototipados para o ambiente de gestão da aprendizagem Amadeus | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação a Distância | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem colaborativa | pt_BR |
dc.subject | Atividade Assíncrona | pt_BR |
dc.subject | Engajamento | pt_BR |
dc.title | Engajamento em atividades assíncronas na modalidade de ensino a distância: requisitos de interfaces colaborativas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo2993_1.pdf | 2,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons