Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2327
Share on
Title: | Engajamento em atividades assíncronas na modalidade de ensino a distância: requisitos de interfaces colaborativas |
Authors: | BRITO, Josilene Almeida |
Keywords: | Educação a Distância; Aprendizagem colaborativa; Atividade Assíncrona; Engajamento |
Issue Date: | 31-Jan-2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | Almeida Brito, Josilene; Sandro Gomes, Alex. Engajamento em atividades assíncronas na modalidade de ensino a distância: requisitos de interfaces colaborativas. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. |
Abstract: | A educação a distância (EAD) tem se constituído como importante ferramenta para capacitar pessoas a qualquer tempo e distância, utilizando cada vez mais recursos para viabilizar uma maior comunicação entre professores e alunos na realização de atividades assíncronas em fórum de discussão. Contudo, na EAD, a comunicação entre pares, concretiza-se como elemento elevador da aprendizagem colaborativa. No entanto, as atividades assíncronas, comumente utilizadas em fórum de discussão, carecem de melhorias, pois não atendem às reais necessidades de aprendizagem colaborativa. O presente estudo tem como finalidade Identificar requisitos funcionais que venham contribuir na construção de atividades assíncronas que favoreçam o engajamento dos alunos na execução de atividades colaborativas assíncronas em fórum. Para tanto, foi realizada uma categorização das atividades assíncronas comumente encontradas em fórum de discussão, análise de usuários e análise de competidores. Os resultados alcançados foram prototipados para o ambiente de gestão da aprendizagem Amadeus |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2327 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
arquivo2993_1.pdf | 2,16 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License