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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23244

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Título : Organização do tempo pedagógico da disciplina Educação física em uma escola da rede pública de ensino do município de Vitória de santo Antão
Autor : SILVA, Sylmaya Layany Tertuliano da
Palabras clave : Educação Física Escolar; Educação Física
Fecha de publicación : 19-ene-2018
Citación : SILVA, S. L. T.
Resumen : No presente estudo foi analisado e discutido o Projeto Político Pedagógico (PPP), no que se refere a distribuição das aulas de Educação Física e o tempo pedagógico disponibilizado em uma escola com ensino médio integral da Rede Pública Estadual de Ensino do município de Vitória de Santo Antão/PE. Nosso objetivo foi analisar a ocorrência da prática da Educação física Escolar, como também relatar intervenções educativas realizadas a partir de uma reorganização/otimização do tempo pedagógico disponibilizado ao professor. O trabalho trata-se de uma Pesquisa-Ação realizada numa escola pública do município de Vitória de Santo Antão/PE. Inicialmente, foi realizada uma análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola para entender a distribuição das aulas. Em seguida, foram realizados estudos tendo como balizadores teóricometodológicos o Materialismo-Histórico-Dialético, a Pedagogia Histórico-Crítico da Educação e a Abordagem de Ensino Crítico-Superadora da Educação Física. Buscou-se subsídios teóricos na literatura sobre Educação/Educação Física tendo como principais descritores: Organização do Trabalho Pedagógico; Tempo pedagógico; Educação Física Escolar; Para organização do tempo pedagógico necessário para aprendizagens significativas dos educandos foram desenvolvidas estratégias didáticas como: aulas expositivas dialogadas, vivências práticas, trabalhos em grupo, apresentações didáticas, parcerias interdisciplinares, e outros dispositivos de produção para aprendizagem. Constatamos que as intervenções para organização do tempo pedagógico realizadas possibilitou o acesso a prática corporal como também a construção do conhecimento aprofundado acerca dos conteúdos da Cultura Corporal, relacionados aos seus determinantes históricos, culturais, políticos, econômicos e também relacionados à realidade dos escolares.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23244
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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