Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23244
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AMORIM, Marco Antônio Fidalgo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Sylmaya Layany Tertuliano da | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-19T15:41:18Z | - |
dc.date.available | 2018-01-19T15:41:18Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-19 | - |
dc.date.submitted | 2017-12-13 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, S. L. T. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23244 | - |
dc.description.abstract | No presente estudo foi analisado e discutido o Projeto Político Pedagógico (PPP), no que se refere a distribuição das aulas de Educação Física e o tempo pedagógico disponibilizado em uma escola com ensino médio integral da Rede Pública Estadual de Ensino do município de Vitória de Santo Antão/PE. Nosso objetivo foi analisar a ocorrência da prática da Educação física Escolar, como também relatar intervenções educativas realizadas a partir de uma reorganização/otimização do tempo pedagógico disponibilizado ao professor. O trabalho trata-se de uma Pesquisa-Ação realizada numa escola pública do município de Vitória de Santo Antão/PE. Inicialmente, foi realizada uma análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola para entender a distribuição das aulas. Em seguida, foram realizados estudos tendo como balizadores teóricometodológicos o Materialismo-Histórico-Dialético, a Pedagogia Histórico-Crítico da Educação e a Abordagem de Ensino Crítico-Superadora da Educação Física. Buscou-se subsídios teóricos na literatura sobre Educação/Educação Física tendo como principais descritores: Organização do Trabalho Pedagógico; Tempo pedagógico; Educação Física Escolar; Para organização do tempo pedagógico necessário para aprendizagens significativas dos educandos foram desenvolvidas estratégias didáticas como: aulas expositivas dialogadas, vivências práticas, trabalhos em grupo, apresentações didáticas, parcerias interdisciplinares, e outros dispositivos de produção para aprendizagem. Constatamos que as intervenções para organização do tempo pedagógico realizadas possibilitou o acesso a prática corporal como também a construção do conhecimento aprofundado acerca dos conteúdos da Cultura Corporal, relacionados aos seus determinantes históricos, culturais, políticos, econômicos e também relacionados à realidade dos escolares. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.format.extent | 54 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.title | Organização do tempo pedagógico da disciplina Educação física em uma escola da rede pública de ensino do município de Vitória de santo Antão | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8192156992165855 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the present study the Political Pedagogical Project (PPP) was analyzed and discussed, regarding the distribution of Physical Education classes and the pedagogical time made available in a high school with the State Public School Network of the city of Vitória de Santo Antão / PE. Our objective was to analyze the occurrence of the practice of School Physical Education, as well as to report educational interventions made from a reorganization / optimization of the pedagogical time made available to the teacher. The work is a Research-Action carried out in a public school in the city of Vitória de Santo Antão / PE. Initially, a documentary analysis of the School's Political Pedagogical Project was carried out to understand the distribution of classes. Then, studies were carried out with theoretical-methodological beacons, Materialism-Historical-Dialectic, HistoricalCritical Pedagogy of Education and Approach of Critical Education-Overcoming Physical Education. Theoretical subsidies were sought in the literature on Education / Physical Education, having as main descriptors: Pedagogical Work Organization; Pedagogical time; Physical School Education; In order to organize the pedagogical time necessary for meaningful learning of the learners, didactic strategies were developed, such as: expository dialogues, practical experiences, group work, didactic presentations, interdisciplinary partnerships, and other production devices for learning. We found that the interventions to organize the pedagogical time made possible the access to corporal practice as well as the construction of the deep knowledge about the contents of the Body Culture, related to its historical, cultural, political, economic determinants and also related to the reality of the students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Sylmara Layany Tertuçliano da.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons