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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23244
Título: Organização do tempo pedagógico da disciplina Educação física em uma escola da rede pública de ensino do município de Vitória de santo Antão
Autor(es): SILVA, Sylmaya Layany Tertuliano da
Palavras-chave: Educação Física Escolar; Educação Física
Data do documento: 19-Jan-2018
Citação: SILVA, S. L. T.
Resumo: No presente estudo foi analisado e discutido o Projeto Político Pedagógico (PPP), no que se refere a distribuição das aulas de Educação Física e o tempo pedagógico disponibilizado em uma escola com ensino médio integral da Rede Pública Estadual de Ensino do município de Vitória de Santo Antão/PE. Nosso objetivo foi analisar a ocorrência da prática da Educação física Escolar, como também relatar intervenções educativas realizadas a partir de uma reorganização/otimização do tempo pedagógico disponibilizado ao professor. O trabalho trata-se de uma Pesquisa-Ação realizada numa escola pública do município de Vitória de Santo Antão/PE. Inicialmente, foi realizada uma análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola para entender a distribuição das aulas. Em seguida, foram realizados estudos tendo como balizadores teóricometodológicos o Materialismo-Histórico-Dialético, a Pedagogia Histórico-Crítico da Educação e a Abordagem de Ensino Crítico-Superadora da Educação Física. Buscou-se subsídios teóricos na literatura sobre Educação/Educação Física tendo como principais descritores: Organização do Trabalho Pedagógico; Tempo pedagógico; Educação Física Escolar; Para organização do tempo pedagógico necessário para aprendizagens significativas dos educandos foram desenvolvidas estratégias didáticas como: aulas expositivas dialogadas, vivências práticas, trabalhos em grupo, apresentações didáticas, parcerias interdisciplinares, e outros dispositivos de produção para aprendizagem. Constatamos que as intervenções para organização do tempo pedagógico realizadas possibilitou o acesso a prática corporal como também a construção do conhecimento aprofundado acerca dos conteúdos da Cultura Corporal, relacionados aos seus determinantes históricos, culturais, políticos, econômicos e também relacionados à realidade dos escolares.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23244
Aparece na(s) coleção(ções):TCC - Educação Física (Licenciatura)

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