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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23242
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Título : | Musicalidade e aprendizagem infantil: um estudo numa creche de Chã Grande- PE |
Autor : | SANTOS, Deiverson Antonio dos |
Palabras clave : | Educação Infantil; Música; Relação Social |
Fecha de publicación : | 19-ene-2018 |
Citación : | SANTOS, D. A. |
Resumen : | O interesse em trabalhar com a educação infantil envolvendo a musicalidade surgiu a partir de leituras de artigos que mostram o quão importante são as práticas corporais para crianças diante da não obrigatoriedade da educação física na contemporaneidade nesta etapa de ensino. Neste sentido, esta pesquisa busca analisar a influência da musicalidade na aprendizagem cognitiva e nas relações sociais em escolares da educação infantil numa creche em Chã Grande-PE. Para este laboro investigativo, portanto, a coleta de dados, juntamente com o seu tratamento, exigiu quatro passos para busca de fontes, análise do material e aplicação dos protocolos. O primeiro passo consistiu na estruturação do problema através de pesquisa documental, que foi feita a partir do Planejamento Municipal. O segundo passo caracterizou-se por um levantamento de dados mediante uma avaliação diagnóstica, utilizando a entrevista semiestruturada com as professoras, na tentativa de compreender limites e potencialidades do laboro docente. No terceiro passo foi realizado observações do ambiente escolar e aulas, no sentido de obter um vínculo com sujeitos participantes e aproximação sobre o dia a dia deles. O quarto passo integrou-se no tratamento de dados, através de análise estatística dos resultados encontrados na aplicação dos instrumentos de observação (Protocolo de Avaliação da aprendizagem e Protocolo de avaliação dos aspectos, análise de conteúdo do material proveniente das transcrições das entrevistas realizadas com as docentes, do planejamento municipal e das observações dos pesquisadores. Quanto aos resultados cognitivos, não houve diferenças significativas entre meninos e meninas, apenas diferenciavam em alguns aspectos. Já os achados frente às relações sociais, evidencia-se que as meninas se sobressaem na maioria dos pontos. A formação integral no ensino infantil recorrendo à musicalidade e às práticas corporais como estratégias pedagógicas permitirão a constituição de sujeitos autônomos, criativos, de amplo repertório motor e cognitivo, para atuação ativa no mundo. Para tanto, estímulos adequados e respeito às necessidades individuais de cada criança são condições para o êxito neste clico educacional, com implicações duradouras. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23242 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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