Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23242

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Hercília Melo do-
dc.contributor.authorSANTOS, Deiverson Antonio dos-
dc.date.accessioned2018-01-19T15:21:40Z-
dc.date.available2018-01-19T15:21:40Z-
dc.date.issued2018-01-19-
dc.date.submitted2017-12-11-
dc.identifier.citationSANTOS, D. A.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23242-
dc.description.abstractO interesse em trabalhar com a educação infantil envolvendo a musicalidade surgiu a partir de leituras de artigos que mostram o quão importante são as práticas corporais para crianças diante da não obrigatoriedade da educação física na contemporaneidade nesta etapa de ensino. Neste sentido, esta pesquisa busca analisar a influência da musicalidade na aprendizagem cognitiva e nas relações sociais em escolares da educação infantil numa creche em Chã Grande-PE. Para este laboro investigativo, portanto, a coleta de dados, juntamente com o seu tratamento, exigiu quatro passos para busca de fontes, análise do material e aplicação dos protocolos. O primeiro passo consistiu na estruturação do problema através de pesquisa documental, que foi feita a partir do Planejamento Municipal. O segundo passo caracterizou-se por um levantamento de dados mediante uma avaliação diagnóstica, utilizando a entrevista semiestruturada com as professoras, na tentativa de compreender limites e potencialidades do laboro docente. No terceiro passo foi realizado observações do ambiente escolar e aulas, no sentido de obter um vínculo com sujeitos participantes e aproximação sobre o dia a dia deles. O quarto passo integrou-se no tratamento de dados, através de análise estatística dos resultados encontrados na aplicação dos instrumentos de observação (Protocolo de Avaliação da aprendizagem e Protocolo de avaliação dos aspectos, análise de conteúdo do material proveniente das transcrições das entrevistas realizadas com as docentes, do planejamento municipal e das observações dos pesquisadores. Quanto aos resultados cognitivos, não houve diferenças significativas entre meninos e meninas, apenas diferenciavam em alguns aspectos. Já os achados frente às relações sociais, evidencia-se que as meninas se sobressaem na maioria dos pontos. A formação integral no ensino infantil recorrendo à musicalidade e às práticas corporais como estratégias pedagógicas permitirão a constituição de sujeitos autônomos, criativos, de amplo repertório motor e cognitivo, para atuação ativa no mundo. Para tanto, estímulos adequados e respeito às necessidades individuais de cada criança são condições para o êxito neste clico educacional, com implicações duradouras.pt_BR
dc.format.extent62 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectRelação Socialpt_BR
dc.titleMusicalidade e aprendizagem infantil: um estudo numa creche de Chã Grande- PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3792925926856737pt_BR
dc.description.abstractxThe interest in working with children's education involving musicality arose from reading articles that show how important are the corporal practices for children facing the non-compulsory physical education in the contemporary at this stage of teaching. In this sense, this research seeks to analyze the influence of musicality on cognitive learning and social relationships in schoolchildren in a kindergarten in Chã GrandePE. For this investigative work, therefore, the collection of data, along with its treatment, required four steps to search for sources, analysis of the material and application of the protocols. The first step consisted in structuring the problem through documentary research, which was done from the Municipal Planning. The second step was characterized by a survey of data through a diagnostic evaluation, using the semi-structured interview with the teachers, in an attempt to understand the limits and potential of the teaching work. In the third step, observations were made of the school environment and classes, in order to obtain a bond with participating subjects and an approximation about their daily life. The fourth step was integrated in the data processing, by means of statistical analysis of the results found in the application of the observation instruments (Protocol of Assessment of learning and Protocol of evaluation of the aspects, analysis of content of the material coming from the transcripts of the interviews realized with the teachers, municipal planning and the observations of the researchers. As for the cognitive results, there were no significant differences between boys and girls, only difference in some aspects. Already the findings regarding social relations, it is evident that the girls stand out in most points. The integral formation in the infantile education resorting to the musicality and the corporal practices like pedagogic strategies will allow the constitution of autonomous subjects, creative, of ample motor repertoire and cognitive, for active action in the world. To that end, adequate stimuli and respect for the individual needs of each child are conditions for success in this educational stage, with lasting implications.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS, Deiverson Antonio dos.pdf1,29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons