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Título : O trato com o conhecimento das ciências da saúde nas aulas de educação física a partir de uma perspectiva histórico-crítica
Autor : ROCHA, Ayran Adeilson Sales
Palabras clave : Educação Física Escolar; Pedagogia histórico-crítica; Saúde
Fecha de publicación : 16-ene-2018
Citación : ROCHA, A. A. S.
Resumen : A Educação Física está historicamente atrelada aos referenciais das Ciências da Saúde os quais procuram explicar o movimento humano a partir apenas de concepções biologicistas. Nessa perspectiva a ação educativa resume-se a medições de desempenho, execução/repetição dos movimentos ou, ainda, a aquisição de modo de vida saudável, reforçando o modelo tecnicista de Educação Física. Betti (2002) reforça que a Educação Física não deve ser entendida como uma disciplina cientifica, e sim uma área de conhecimento, onde deve garantir na prática cotidiana o acesso às práticas corporais elaboradas. Com relação aos conhecimentos das Ciências da Saúde/ciências biomédicas nas aulas de Educação Física na escola pública, tem sido visado apenas a otimização da aptidão física e sendo desconsiderados os aspectos sociais do indivíduo. questionamos se o desenvolvimento de trabalho pedagógico tematizando os conhecimentos das Ciências da Saúde/ciências biomédicas, a partir de referenciais sócio-históricos, pode proporcionar alteração e ampliação do entendimento acerca destes conteúdos. Com isso, o objetivo do estudo foi realizar ações educativas, a partir dos conhecimentos das Ciências da Saúde/ciências biomédicas, baseando-se em uma perspectiva histórico-crítica. O presente trabalho trata-se de uma Pesquisa-Ação. O trabalho pedagógico foi realizado em EREM no município de Vitória de Santo Antão/PE durante o ano de 2017. As intervenções a partir do complexo HomemEsporte-Saúde foram realizadas com alunos do 2º ano do ensino médio nos meses de outubro e novembro de 2017. O discurso hegemônico é que o exercício físico é sinônimo de saúde. Assim, para ampliar o entendimento, temos que considerar e tratar os vários determinantes que interferem na aquisição de saúde, como moradia, saneamento básico, alimentação, renda, acesso aos serviços de saúde e as práticas corporais. A partir da concepção crítica e propositiva adotada, foi propiciado aos escolares maior acesso aos conteúdos das Ciências da Saúde. A partir das problematizações e mediações críticas, foi possível que debatessem sobre os determinantes históricos, culturais, políticos, econômicos, técnicos referentes à saúde, e, desta forma, ampliar seus conhecimentos/saberes acerca da relação saúde/exercício físico.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23163
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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