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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23163

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAMORIM, Marco Antônio Fidalgo-
dc.contributor.authorROCHA, Ayran Adeilson Sales-
dc.date.accessioned2018-01-16T18:12:57Z-
dc.date.available2018-01-16T18:12:57Z-
dc.date.issued2018-01-16-
dc.date.submitted2017-12-13-
dc.identifier.citationROCHA, A. A. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23163-
dc.description.abstractA Educação Física está historicamente atrelada aos referenciais das Ciências da Saúde os quais procuram explicar o movimento humano a partir apenas de concepções biologicistas. Nessa perspectiva a ação educativa resume-se a medições de desempenho, execução/repetição dos movimentos ou, ainda, a aquisição de modo de vida saudável, reforçando o modelo tecnicista de Educação Física. Betti (2002) reforça que a Educação Física não deve ser entendida como uma disciplina cientifica, e sim uma área de conhecimento, onde deve garantir na prática cotidiana o acesso às práticas corporais elaboradas. Com relação aos conhecimentos das Ciências da Saúde/ciências biomédicas nas aulas de Educação Física na escola pública, tem sido visado apenas a otimização da aptidão física e sendo desconsiderados os aspectos sociais do indivíduo. questionamos se o desenvolvimento de trabalho pedagógico tematizando os conhecimentos das Ciências da Saúde/ciências biomédicas, a partir de referenciais sócio-históricos, pode proporcionar alteração e ampliação do entendimento acerca destes conteúdos. Com isso, o objetivo do estudo foi realizar ações educativas, a partir dos conhecimentos das Ciências da Saúde/ciências biomédicas, baseando-se em uma perspectiva histórico-crítica. O presente trabalho trata-se de uma Pesquisa-Ação. O trabalho pedagógico foi realizado em EREM no município de Vitória de Santo Antão/PE durante o ano de 2017. As intervenções a partir do complexo HomemEsporte-Saúde foram realizadas com alunos do 2º ano do ensino médio nos meses de outubro e novembro de 2017. O discurso hegemônico é que o exercício físico é sinônimo de saúde. Assim, para ampliar o entendimento, temos que considerar e tratar os vários determinantes que interferem na aquisição de saúde, como moradia, saneamento básico, alimentação, renda, acesso aos serviços de saúde e as práticas corporais. A partir da concepção crítica e propositiva adotada, foi propiciado aos escolares maior acesso aos conteúdos das Ciências da Saúde. A partir das problematizações e mediações críticas, foi possível que debatessem sobre os determinantes históricos, culturais, políticos, econômicos, técnicos referentes à saúde, e, desta forma, ampliar seus conhecimentos/saberes acerca da relação saúde/exercício físico.pt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectPedagogia histórico-críticapt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.titleO trato com o conhecimento das ciências da saúde nas aulas de educação física a partir de uma perspectiva histórico-críticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coNASCIMENTO, Thamyrys Fernanda Cândido de Lima-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8192156992165855pt_BR
dc.description.abstractxPhysical Education is historically linked to the references of the Health Sciences which seek to explain the human movement only from biologicist conceptions. From this perspective, the educational action boils down to measures of performance, execution / repetition of movements or, also, the acquisition of a healthy way of life, reinforcing the Technicist model of Physical Education. Betti (2002) reinforces that Physical Education should not be understood as a scientific discipline, but rather an area of knowledge, where it must guarantee in daily practice access to elaborated corporal practices. With respect to the knowledge of the Health Sciences / biomedical sciences in the Physical Education classes in the public school, only the optimization of the physical aptitude has been aimed at and the social aspects of the individual have been disregarded. we question whether the development of pedagogical work thematically studying the knowledge of the Health Sciences / biomedical sciences, based on socio-historical references, can provide alteration and amplification of the understanding about these contents. With this, the objective of the study was to carry out educational actions, based on the knowledge of the Health Sciences / biomedical sciences, based on a historical-critical perspective. The present work is a ResearchAction. The pedagogical work was carried out in EREM in the city of Vitória de Santo Antão / PE during the year 2017. The interventions from the Man-Sport-Health complex were carried out with students of the 2nd year of high school in the months of October and November of 2017. The hegemonic discourse is that physical exercise is synonymous with health. Thus, to broaden the understanding, we have to consider and treat the various determinants that interfere in the acquisition of health, such as housing, basic sanitation, food, income, access to health services and corporal practices. From the critical and propositive conception adopted, the students were given greater access to the contents of the Health Sciences. From the problematizations and critical mediations, it was possible to discuss the historical, cultural, political, economic and technical determinants related to health, and, in this way, broaden their knowledge / knowledge about the relationship between health and physical exercise.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8979287363825113pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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