Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22958

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Gilliard Barbosa de-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:31:43Z-
dc.date.available2018-01-10T18:31:43Z-
dc.date.issued2018-01-10-
dc.date.submitted2017-11-14-
dc.identifier.citationMEDEIROS, G. B.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22958-
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo aplicar uma Sequência de Ensino-Aprendizagem sobre doenças causadas por protozoários com estudantes do Ensino Médio. As algumas protozoonoses representam problemática na saúde da população, por terem relação com hábitos de higiene e cuidados com o corpo. A abordagem com temas de saúde esta alçada nos documentos legais, que fomenta as discussões sobre o Reino Protozoa, sendo a amebíase, a giardíase e a tricomoníase representantes presentes na sociedade, e que configuram a necessidade de discussões e ações que possam dirimir os índices de contaminação por esses microorganismos. Percebemos que os alunos apresentaram bastantes dificuldades para explicar as formas de contaminação e prevenção em relação aos protozoários, além de obstáculos quanto a compreensão e a diferenciação entre as protozoonoses. A aplicação de métodos diferenciados pode contribuir para as novas mudanças sociais, auxiliando os estudantes a explicitarem suas concepções sobre certos fenômenos ou conceitos, bem como favorecer sua evolução e ampliação, aproximando-os dos conceitos científicos.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectIntervenção Didáticapt_BR
dc.titleSequência de ensino-aprendizagem sobre doenças causadas por protozoários com alunos do ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCÂNDIDO, José Hyrlleson Batista-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5pt_BR
dc.description.abstractxThe research aimed to apply a Teaching-Learning Sequence on diseases caused by protozoa with high school students. Some protozoonoses are problematic in the health of the population, because they are related to hygiene habits and body care. The health-related approach is set out in the legal documents, which encourages discussions on the Protozoan Kingdom, with amebiasis, giardiasis and trichomoniasis being present in society, and which constitute the need for discussions and actions that can resolve the indexes of contamination by these microorganisms. We noticed that the students had enough difficulties to explain the forms of contamination and prevention in relation to protozoa, besides obstacles in understanding and differentiating between protozoonoses. The application of differentiated methods can contribute to the new social changes, helping the students to explain their conceptions about certain phenomena or concepts, as well as to favor their evolution and expansion, bringing them closer to the scientific concepts.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1160055211088970pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Medeiros%2c Gilliard Barbosa de.pdf998,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons