Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22954
Compartilhe esta página
Título: | Ambientes virtuais de aprendizagem: o edmodo como recurso pedagógico no ensino superior |
Autor(es): | OLIVEIRA, Renata de Barros |
Palavras-chave: | Educação à distância; Ambiente virtual de aprendizagem; Didática no ensino superior |
Data do documento: | 10-Jan-2018 |
Citação: | OLIVEIRA, R. B. |
Abstract: | O presente trabalho explora o Edmodo, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) voltado para educação, que tem como missão conectar professores e alunos do mundo inteiro. O Edmodo foi utilizando como material de estudo e para a avaliação, sob a perspectiva didático-pedagógica da concepção interacionista/construtivista/sistêmica do modelo de avaliação de AVAs desenvolvido por Schlemmer, Saccol e Garrido (2007). Este modelo de avaliação foi aplicado a professores e um grupo alunos usuários do Edmodo a fim de verificar suas potencialidades e possíveis contribuições para a prática pedagógica. Para tanto, o instrumento utilizado para a obtenção dos dados foi a aplicação de questionários compostos de assertivas - contendo os aspectos levantados no referido modelo de avaliação que fo previamente disponibilizado aos alunos, além de observações realizadas pela pesquisadora. Os resultados obtidos a partir da análise dos questionários apontam que o ambiente virtual contribui significativamente para a prática educativa, visto que proporcionou aos alunos e professores a criação de novos espaços para o desenvolvimento da aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22954 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Oliveira, Renata de Barros.pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons