Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22954

Compartilhe esta página

Título: Ambientes virtuais de aprendizagem: o edmodo como recurso pedagógico no ensino superior
Autor(es): OLIVEIRA, Renata de Barros
Palavras-chave: Educação à distância; Ambiente virtual de aprendizagem; Didática no ensino superior
Data do documento: 10-Jan-2018
Citação: OLIVEIRA, R. B.
Abstract: O presente trabalho explora o Edmodo, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) voltado para educação, que tem como missão conectar professores e alunos do mundo inteiro. O Edmodo foi utilizando como material de estudo e para a avaliação, sob a perspectiva didático-pedagógica da concepção interacionista/construtivista/sistêmica do modelo de avaliação de AVAs desenvolvido por Schlemmer, Saccol e Garrido (2007). Este modelo de avaliação foi aplicado a professores e um grupo alunos usuários do Edmodo a fim de verificar suas potencialidades e possíveis contribuições para a prática pedagógica. Para tanto, o instrumento utilizado para a obtenção dos dados foi a aplicação de questionários compostos de assertivas - contendo os aspectos levantados no referido modelo de avaliação que fo previamente disponibilizado aos alunos, além de observações realizadas pela pesquisadora. Os resultados obtidos a partir da análise dos questionários apontam que o ambiente virtual contribui significativamente para a prática educativa, visto que proporcionou aos alunos e professores a criação de novos espaços para o desenvolvimento da aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22954
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oliveira, Renata de Barros.pdf2,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons