Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22954
Share on
Title: | Ambientes virtuais de aprendizagem: o edmodo como recurso pedagógico no ensino superior |
Authors: | OLIVEIRA, Renata de Barros |
Keywords: | Educação à distância; Ambiente virtual de aprendizagem; Didática no ensino superior |
Issue Date: | 10-Jan-2018 |
Citation: | OLIVEIRA, R. B. |
Abstract: | O presente trabalho explora o Edmodo, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) voltado para educação, que tem como missão conectar professores e alunos do mundo inteiro. O Edmodo foi utilizando como material de estudo e para a avaliação, sob a perspectiva didático-pedagógica da concepção interacionista/construtivista/sistêmica do modelo de avaliação de AVAs desenvolvido por Schlemmer, Saccol e Garrido (2007). Este modelo de avaliação foi aplicado a professores e um grupo alunos usuários do Edmodo a fim de verificar suas potencialidades e possíveis contribuições para a prática pedagógica. Para tanto, o instrumento utilizado para a obtenção dos dados foi a aplicação de questionários compostos de assertivas - contendo os aspectos levantados no referido modelo de avaliação que fo previamente disponibilizado aos alunos, além de observações realizadas pela pesquisadora. Os resultados obtidos a partir da análise dos questionários apontam que o ambiente virtual contribui significativamente para a prática educativa, visto que proporcionou aos alunos e professores a criação de novos espaços para o desenvolvimento da aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22954 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Oliveira, Renata de Barros.pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License