Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22953
Share on
Title: | Análise imagética sobre a abordagem do filo cnidaria em livros didáticos do ensino médio |
Authors: | SANTOS, Juliana Bezerra dos |
Keywords: | Ensino de ciências; Cnidários |
Issue Date: | 10-Jan-2018 |
Citation: | SANTOS, J. B. |
Abstract: | A pesquisa teve como objetivo analisar a abordagem do conteúdo sobre Cnidários em Livros Didáticos do Ensino Médio, a partir da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM).O uso de imagens nos Livros Didáticos de Biologia é bastante presente aos Cnidários, facilitando assim uma assimilação mais concreta e significativa, pois as ilustrações procuram colaborar com o texto escrito e com melhor compreensão do conteúdo, mas é possível que haja inserções de ilustrações com elementos que ao invés de colaborar com a aprendizagem acabam por gerar obstáculos aos estudantes. ATCAM estabelece princípios que podem mensurar o valor didático de uma imagem e possibilita rever a necessidade do seu uso nas aulas. A partir da aplicação da TCAM, observamos que as imagens relacionadas ao conceito de Cnidários, nos livros analisados, apresentaram elementos de valor didático com desvios nos princípios de coerência, sinalização e contiguidade espacial, sendo o de sinalização, com maior representatividade. Assim, existe a necessidade de instituir critérios de aceitabilidade e inclusão das imagens nos livros, uma vez que as ilustrações representam potencial recurso para diminuir o grau de subjetividade e facilitar a aprendizagem conceitual. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22953 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, JULIANA BEZERRA DOS.pdf | 858,26 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License