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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22953
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Título: | Análise imagética sobre a abordagem do filo cnidaria em livros didáticos do ensino médio |
Autor(es): | SANTOS, Juliana Bezerra dos |
Palavras-chave: | Ensino de ciências; Cnidários |
Data do documento: | 10-Jan-2018 |
Citação: | SANTOS, J. B. |
Abstract: | A pesquisa teve como objetivo analisar a abordagem do conteúdo sobre Cnidários em Livros Didáticos do Ensino Médio, a partir da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM).O uso de imagens nos Livros Didáticos de Biologia é bastante presente aos Cnidários, facilitando assim uma assimilação mais concreta e significativa, pois as ilustrações procuram colaborar com o texto escrito e com melhor compreensão do conteúdo, mas é possível que haja inserções de ilustrações com elementos que ao invés de colaborar com a aprendizagem acabam por gerar obstáculos aos estudantes. ATCAM estabelece princípios que podem mensurar o valor didático de uma imagem e possibilita rever a necessidade do seu uso nas aulas. A partir da aplicação da TCAM, observamos que as imagens relacionadas ao conceito de Cnidários, nos livros analisados, apresentaram elementos de valor didático com desvios nos princípios de coerência, sinalização e contiguidade espacial, sendo o de sinalização, com maior representatividade. Assim, existe a necessidade de instituir critérios de aceitabilidade e inclusão das imagens nos livros, uma vez que as ilustrações representam potencial recurso para diminuir o grau de subjetividade e facilitar a aprendizagem conceitual. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22953 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
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