Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22953
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | |
dc.contributor.author | SANTOS, Juliana Bezerra dos | |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T17:50:59Z | |
dc.date.available | 2018-01-10T17:50:59Z | |
dc.date.issued | 2018-01-10 | |
dc.date.submitted | 2017-11-20 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, J. B. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22953 | |
dc.description.abstract | A pesquisa teve como objetivo analisar a abordagem do conteúdo sobre Cnidários em Livros Didáticos do Ensino Médio, a partir da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM).O uso de imagens nos Livros Didáticos de Biologia é bastante presente aos Cnidários, facilitando assim uma assimilação mais concreta e significativa, pois as ilustrações procuram colaborar com o texto escrito e com melhor compreensão do conteúdo, mas é possível que haja inserções de ilustrações com elementos que ao invés de colaborar com a aprendizagem acabam por gerar obstáculos aos estudantes. ATCAM estabelece princípios que podem mensurar o valor didático de uma imagem e possibilita rever a necessidade do seu uso nas aulas. A partir da aplicação da TCAM, observamos que as imagens relacionadas ao conceito de Cnidários, nos livros analisados, apresentaram elementos de valor didático com desvios nos princípios de coerência, sinalização e contiguidade espacial, sendo o de sinalização, com maior representatividade. Assim, existe a necessidade de instituir critérios de aceitabilidade e inclusão das imagens nos livros, uma vez que as ilustrações representam potencial recurso para diminuir o grau de subjetividade e facilitar a aprendizagem conceitual. | pt_BR |
dc.format.extent | 21 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Cnidários | pt_BR |
dc.title | Análise imagética sobre a abordagem do filo cnidaria em livros didáticos do ensino médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Angelina Xavier da | |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The aim of the research was to analyze the content approach on Cnidarians in High School Didactic Books, based on the Cognitive Theory of Multimedia Learning (TCAM).The use of images in biology textbooks is very present, to cnidarians is of significant importance, because the illustrations seek to collaborate with the written text and with better understanding of the content, but it is possible that there are insertions of illustrations with Elements that instead of collaborating with the learning end up creating obstacles for the students.The TCAM establishes principles that can measure the didactic value of an image and make it possible to review the need for its use in class.From the application of the TCAM, we observed that the images related to the concept of Cnidarians, in the analyzed books, presented elements of didactic value with deviations in the principles of coherence, signaling and spatial contiguity, being the signalization, with greater representativity.Thus, there is a need to establish criteria for acceptability and inclusion of images in books, since the illustrations represent a potential resource to decrease the degree of subjectivity and facilitate conceptual learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3310009359807396 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, JULIANA BEZERRA DOS.pdf | 858,26 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons