Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22953

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das
dc.contributor.authorSANTOS, Juliana Bezerra dos
dc.date.accessioned2018-01-10T17:50:59Z
dc.date.available2018-01-10T17:50:59Z
dc.date.issued2018-01-10
dc.date.submitted2017-11-20
dc.identifier.citationSANTOS, J. B.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22953
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo analisar a abordagem do conteúdo sobre Cnidários em Livros Didáticos do Ensino Médio, a partir da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM).O uso de imagens nos Livros Didáticos de Biologia é bastante presente aos Cnidários, facilitando assim uma assimilação mais concreta e significativa, pois as ilustrações procuram colaborar com o texto escrito e com melhor compreensão do conteúdo, mas é possível que haja inserções de ilustrações com elementos que ao invés de colaborar com a aprendizagem acabam por gerar obstáculos aos estudantes. ATCAM estabelece princípios que podem mensurar o valor didático de uma imagem e possibilita rever a necessidade do seu uso nas aulas. A partir da aplicação da TCAM, observamos que as imagens relacionadas ao conceito de Cnidários, nos livros analisados, apresentaram elementos de valor didático com desvios nos princípios de coerência, sinalização e contiguidade espacial, sendo o de sinalização, com maior representatividade. Assim, existe a necessidade de instituir critérios de aceitabilidade e inclusão das imagens nos livros, uma vez que as ilustrações representam potencial recurso para diminuir o grau de subjetividade e facilitar a aprendizagem conceitual.pt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectCnidáriospt_BR
dc.titleAnálise imagética sobre a abordagem do filo cnidaria em livros didáticos do ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Angelina Xavier da
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5pt_BR
dc.description.abstractxThe aim of the research was to analyze the content approach on Cnidarians in High School Didactic Books, based on the Cognitive Theory of Multimedia Learning (TCAM).The use of images in biology textbooks is very present, to cnidarians is of significant importance, because the illustrations seek to collaborate with the written text and with better understanding of the content, but it is possible that there are insertions of illustrations with Elements that instead of collaborating with the learning end up creating obstacles for the students.The TCAM establishes principles that can measure the didactic value of an image and make it possible to review the need for its use in class.From the application of the TCAM, we observed that the images related to the concept of Cnidarians, in the analyzed books, presented elements of didactic value with deviations in the principles of coherence, signaling and spatial contiguity, being the signalization, with greater representativity.Thus, there is a need to establish criteria for acceptability and inclusion of images in books, since the illustrations represent a potential resource to decrease the degree of subjectivity and facilitate conceptual learning.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3310009359807396pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS, JULIANA BEZERRA DOS.pdf858,26 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons