Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22952

Comparte esta pagina

Título : A (re) construção da concepção de estudantes sobre sistema digestório humano
Autor : OLIVEIRA, Jailson Rodrigues de
Palabras clave : Biologia – Estudo e Ensino; Anatomia - Estudo e Ensino; Sistema Digestório
Fecha de publicación : 10-ene-2018
Citación : OLIVEIRA, J. R.
Resumen : Esse trabalho apresenta um estudo a respeito das concepções de uma turma de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental sobre o tema sistema digestório humano. O objetivo principal desse trabalho foi verificar como os estudantes compreendem o conceito de sistema digestório humano em três momentos: antes de uma aula teórica, nesta parte valorizou-se dos conhecimentos prévios sugerido por Ausubel, após uma aula teórica e após a aplicação do jogo didático “A jornada da celulose” durante uma sequência didática. Para obtenção das concepções dos estudantes utilizou-se a técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético. Além disso, foi aplicado um questionário para averiguar a opinião desses alunos e o conhecimento adquirido após a sequência didática. A Partir da análise dos resultados constatou-se que a sequência didática contribuiu significativamente para o aprendizado dos alunos, pois, verificou-se que seus conhecimentos prévios foram reconstruídos. Além disso, verificou-se a eficácia da utilização dos recursos didáticos anexos a aula como texto e vídeo. E também a utilização de outros recursos como o jogo didático que trouxe experiências e elementos distintos dos primeiros momentos da sequência didática, mostrando a importância dessa proposta para o ensino
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22952
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
OLIVEIRA, Jailson Rodrigues.pdf2,15 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons