Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22952
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Luiz Augustinho Menezes da | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Jailson Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T17:44:48Z | - |
dc.date.available | 2018-01-10T17:44:48Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-10 | - |
dc.date.submitted | 2017-12-01 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, J. R. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22952 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho apresenta um estudo a respeito das concepções de uma turma de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental sobre o tema sistema digestório humano. O objetivo principal desse trabalho foi verificar como os estudantes compreendem o conceito de sistema digestório humano em três momentos: antes de uma aula teórica, nesta parte valorizou-se dos conhecimentos prévios sugerido por Ausubel, após uma aula teórica e após a aplicação do jogo didático “A jornada da celulose” durante uma sequência didática. Para obtenção das concepções dos estudantes utilizou-se a técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético. Além disso, foi aplicado um questionário para averiguar a opinião desses alunos e o conhecimento adquirido após a sequência didática. A Partir da análise dos resultados constatou-se que a sequência didática contribuiu significativamente para o aprendizado dos alunos, pois, verificou-se que seus conhecimentos prévios foram reconstruídos. Além disso, verificou-se a eficácia da utilização dos recursos didáticos anexos a aula como texto e vídeo. E também a utilização de outros recursos como o jogo didático que trouxe experiências e elementos distintos dos primeiros momentos da sequência didática, mostrando a importância dessa proposta para o ensino | pt_BR |
dc.format.extent | 54 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia – Estudo e Ensino | pt_BR |
dc.subject | Anatomia - Estudo e Ensino | pt_BR |
dc.subject | Sistema Digestório | pt_BR |
dc.title | A (re) construção da concepção de estudantes sobre sistema digestório humano | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9464662192559604 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work presents a study about the conceptions of a class of students of the 9th year of elementary school on the subject of human digestive system. The main objective of this work was to verify how the students understand the concept of human digestive system in three moments: before a theoretical class, in this part it was valued of the previous knowledge suggested by Ausubel, after a theoretical class and after the application of didactic game "The cellulose journey" during a didactic sequence. The Hermeneutic-Dialectic Circle technique was used to obtain students' conceptions. In addition, a questionnaire was applied to ascertain the opinion of these students and the knowledge acquired after the didactic sequence. From the analysis of the results it was found that the didactic sequence contributed significantly to the students' learning, because it was verified that their previous knowledge was reconstructed. In addition, it was verified the effectiveness of the use of the didactic resources attached to the theoretical class as text and video. And also the use of other resources such as the didactic game that brought experiences and elements distinct from the first moments of the didactic sequence, showing the importance of this proposal for teaching | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA, Jailson Rodrigues.pdf | 2,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons