Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22952

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Luiz Augustinho Menezes da-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Jailson Rodrigues de-
dc.date.accessioned2018-01-10T17:44:48Z-
dc.date.available2018-01-10T17:44:48Z-
dc.date.issued2018-01-10-
dc.date.submitted2017-12-01-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, J. R.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22952-
dc.description.abstractEsse trabalho apresenta um estudo a respeito das concepções de uma turma de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental sobre o tema sistema digestório humano. O objetivo principal desse trabalho foi verificar como os estudantes compreendem o conceito de sistema digestório humano em três momentos: antes de uma aula teórica, nesta parte valorizou-se dos conhecimentos prévios sugerido por Ausubel, após uma aula teórica e após a aplicação do jogo didático “A jornada da celulose” durante uma sequência didática. Para obtenção das concepções dos estudantes utilizou-se a técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético. Além disso, foi aplicado um questionário para averiguar a opinião desses alunos e o conhecimento adquirido após a sequência didática. A Partir da análise dos resultados constatou-se que a sequência didática contribuiu significativamente para o aprendizado dos alunos, pois, verificou-se que seus conhecimentos prévios foram reconstruídos. Além disso, verificou-se a eficácia da utilização dos recursos didáticos anexos a aula como texto e vídeo. E também a utilização de outros recursos como o jogo didático que trouxe experiências e elementos distintos dos primeiros momentos da sequência didática, mostrando a importância dessa proposta para o ensinopt_BR
dc.format.extent54 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectAnatomia - Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectSistema Digestóriopt_BR
dc.titleA (re) construção da concepção de estudantes sobre sistema digestório humanopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9464662192559604pt_BR
dc.description.abstractxThis work presents a study about the conceptions of a class of students of the 9th year of elementary school on the subject of human digestive system. The main objective of this work was to verify how the students understand the concept of human digestive system in three moments: before a theoretical class, in this part it was valued of the previous knowledge suggested by Ausubel, after a theoretical class and after the application of didactic game "The cellulose journey" during a didactic sequence. The Hermeneutic-Dialectic Circle technique was used to obtain students' conceptions. In addition, a questionnaire was applied to ascertain the opinion of these students and the knowledge acquired after the didactic sequence. From the analysis of the results it was found that the didactic sequence contributed significantly to the students' learning, because it was verified that their previous knowledge was reconstructed. In addition, it was verified the effectiveness of the use of the didactic resources attached to the theoretical class as text and video. And also the use of other resources such as the didactic game that brought experiences and elements distinct from the first moments of the didactic sequence, showing the importance of this proposal for teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA, Jailson Rodrigues.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons