Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22949

Compartilhe esta página

Título: O professor e a inclusão educacional: aspectos didáticos do processo de ensino e aprendizagem de Ciências Biológicas para Surdos
Autor(es): SILVA, Valéria Bezerra da
Palavras-chave: Ensino de Biologia; Educação dos surdos
Data do documento: 10-Jan-2018
Citação: SILVA, V. B.
Abstract: O respectivo trabalho analisou como os professores de biologia atuam no processo de aprendizagem, em sala de aula em escolas públicas de ensino regular com alunos surdos. Foram verificadas as propostas pedagogias utilizada pelos discentes, como também o entrosamento entre interprete e professor para facilitar a aprendizagem desses alunos. A atuação desse professores estão ligados a aprendizagem e desenvolvimento do aluno surdo, pois os conteúdos de biologia requer uma atenção especial, por se tratar de conteúdos com uma vasta quantidade de informações. Com base nesse contexto o nosso objetivo foi analisar as propostas pedagógicas dos docentes da disciplina de biologia com alunos surdos inclusos em salas regulares. Observando a interação entre professor e aluno surdo no processo de ensino aprendizagem, pode-se identificar as principais dificuldade que os professores de Biologia apresenta em relação as propostas pedagogias envolvendo o aluno surdo, para essas questões buscamos entender como é o processo inclusivista de alunos surdos no ambiente escolar em relação ao ensino de biologia, essa pesquisa ocorreu em duas escolas da cidade de Vitoria de Santo Antão – PE, esses estabelecimentos comtemplam alunos de ensino médio e apresentam um grande quantitativo de alunos surdos. A pesquisa mostrou que os professores de biologia não se sentem aptos para trabalhar com alunos surdos, demostrando dificuldade no processo de ensino aprendizagem. Nossas considerações finais demostram que existe uma lacuna entre o professor o conteúdo e o aluno surdo, deixando esse aluno prejudicado em relação a compreensão e aprendizagem que deveriam ter ao termino do ano letivo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22949
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Valéria Bezerra da.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons