Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22949

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Ernani Nunes
dc.contributor.authorSILVA, Valéria Bezerra da
dc.date.accessioned2018-01-10T17:15:05Z
dc.date.available2018-01-10T17:15:05Z
dc.date.issued2018-01-10
dc.date.submitted2017-12-05
dc.identifier.citationSILVA, V. B.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22949
dc.description.abstractO respectivo trabalho analisou como os professores de biologia atuam no processo de aprendizagem, em sala de aula em escolas públicas de ensino regular com alunos surdos. Foram verificadas as propostas pedagogias utilizada pelos discentes, como também o entrosamento entre interprete e professor para facilitar a aprendizagem desses alunos. A atuação desse professores estão ligados a aprendizagem e desenvolvimento do aluno surdo, pois os conteúdos de biologia requer uma atenção especial, por se tratar de conteúdos com uma vasta quantidade de informações. Com base nesse contexto o nosso objetivo foi analisar as propostas pedagógicas dos docentes da disciplina de biologia com alunos surdos inclusos em salas regulares. Observando a interação entre professor e aluno surdo no processo de ensino aprendizagem, pode-se identificar as principais dificuldade que os professores de Biologia apresenta em relação as propostas pedagogias envolvendo o aluno surdo, para essas questões buscamos entender como é o processo inclusivista de alunos surdos no ambiente escolar em relação ao ensino de biologia, essa pesquisa ocorreu em duas escolas da cidade de Vitoria de Santo Antão – PE, esses estabelecimentos comtemplam alunos de ensino médio e apresentam um grande quantitativo de alunos surdos. A pesquisa mostrou que os professores de biologia não se sentem aptos para trabalhar com alunos surdos, demostrando dificuldade no processo de ensino aprendizagem. Nossas considerações finais demostram que existe uma lacuna entre o professor o conteúdo e o aluno surdo, deixando esse aluno prejudicado em relação a compreensão e aprendizagem que deveriam ter ao termino do ano letivo.pt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectEducação dos surdospt_BR
dc.titleO professor e a inclusão educacional: aspectos didáticos do processo de ensino e aprendizagem de Ciências Biológicas para Surdospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5828186266951171pt_BR
dc.description.abstractxThe respective work analyzed how biology teachers act in the learning process, in classroom of public schools, looking a regular education with deaf students. The pedagogies proposed used by the teachers are verified, as well a interaction between interpreter and teacher to facilitate the learning of these students. The performance of teachers are linked to learning and development of the deaf student, since the subjects of biology requires special attention, it’s content with a vast information. Based on this context our objective was to analyze the pedagogical proposals of teachers on the discipline of biology with deaf students included in regular rooms. Observing the interaction between teacher and deaf student in the process of teaching and learning, one can identify the main difficulties that biology teachers presents in relation to pedagogical proposals involving this students, for these questions we seek to understand how is the inclusive process of students in the school environment and your relation to biology teaching, this research was carried out in two schools in Vitoria de Santo Antão - PE, these establishments contemplate high school students and present a large number of deaf students. Research has shown that biology teachers do not feel apt to work with deaf students, demonstrating difficulty in the process of teaching. Our final considerations show that there’s a gap between the content, teacher and the deaf student, leaving this student prejudiced in relation to the understanding and learning they should have at end of the school year.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Valéria Bezerra da.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons