Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22949

Comparte esta pagina

Título : O professor e a inclusão educacional: aspectos didáticos do processo de ensino e aprendizagem de Ciências Biológicas para Surdos
Autor : SILVA, Valéria Bezerra da
Palabras clave : Ensino de Biologia; Educação dos surdos
Fecha de publicación : 10-ene-2018
Citación : SILVA, V. B.
Resumen : O respectivo trabalho analisou como os professores de biologia atuam no processo de aprendizagem, em sala de aula em escolas públicas de ensino regular com alunos surdos. Foram verificadas as propostas pedagogias utilizada pelos discentes, como também o entrosamento entre interprete e professor para facilitar a aprendizagem desses alunos. A atuação desse professores estão ligados a aprendizagem e desenvolvimento do aluno surdo, pois os conteúdos de biologia requer uma atenção especial, por se tratar de conteúdos com uma vasta quantidade de informações. Com base nesse contexto o nosso objetivo foi analisar as propostas pedagógicas dos docentes da disciplina de biologia com alunos surdos inclusos em salas regulares. Observando a interação entre professor e aluno surdo no processo de ensino aprendizagem, pode-se identificar as principais dificuldade que os professores de Biologia apresenta em relação as propostas pedagogias envolvendo o aluno surdo, para essas questões buscamos entender como é o processo inclusivista de alunos surdos no ambiente escolar em relação ao ensino de biologia, essa pesquisa ocorreu em duas escolas da cidade de Vitoria de Santo Antão – PE, esses estabelecimentos comtemplam alunos de ensino médio e apresentam um grande quantitativo de alunos surdos. A pesquisa mostrou que os professores de biologia não se sentem aptos para trabalhar com alunos surdos, demostrando dificuldade no processo de ensino aprendizagem. Nossas considerações finais demostram que existe uma lacuna entre o professor o conteúdo e o aluno surdo, deixando esse aluno prejudicado em relação a compreensão e aprendizagem que deveriam ter ao termino do ano letivo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22949
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Silva, Valéria Bezerra da.pdf1,42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons