Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22835
Compartilhe esta página
Título: | O ensino das Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental: modelo didático para o ensino de extinções em massa |
Autor(es): | SILVA, Rayane Santana da |
Palavras-chave: | Biologia – Estudo e Ensino; Biologia – Prática Pedagógica |
Data do documento: | 9-Jan-2018 |
Citação: | SILVA, R. S. |
Abstract: | O presente trabalho aborda o uso de um modelo didático como recurso pedagógico no ensino do tema extinções em massa e analisa, a partir de questionários realizados em duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal, a contribuição do modelo para a aprendizagem dos estudantes no ensino de ciências. Ensino este que ao longo da história da educação brasileira vem sendo influenciado por questões sociais e econômicas de diferentes épocas. Através de um contexto histórico é possível entender a atual situação do ensino de ciências nas escolas públicas do Brasil, e o motivo pelo qual o ensino tradicional ainda é a forma de ensino mais encontrada nas escolas. Mesmo diante dos argumentos de diversos estudos que comprovam que essa forma de ensino não consegue atender as necessidades dos estudantes. Nesse contexto, é necessário elaborar recursos didáticos diferenciados como forma de atender a singularidade do aluno, e respeitar o seu direito a uma educação de qualidade. De acordo com a revisão de literatura realizada nesse trabalho, os modelos didáticos configuram-se como uma ferramenta pedagógica eficiente na diminuição da abstração dos conteúdos que estão, muitas vezes, fora da realidade do aluno. Sendo assim, nos propomos a contribuir com o ensino de ciências desenvolvendo um modelo didático de baixo custo, considerável durabilidade e de fácil reprodução pelos professores. Para a análise da sua eficiência em sala de aula foram elaborados e aplicados dois questionários junto aos alunos. O primeiro aplicado após uma aula teórica tradicional (pré-teste) e o segundo ao término de uma aula com o modelo didático (pós-teste), ambas ministradas pela professora titular da disciplina de ciências na escola. Os resultados obtidos revelam que o uso do modelo didático proposto nesse trabalho contribuiu para a aprendizagem do conteúdo de forma lúdica e clara. Os alunos das duas turmas do 7º ano foram capazes de elaborar respostas mais contextualizadas e com menor nível de superficialidade nas questões abertas do pós-teste, em comparação com o pré-teste. Em relação as questões de múltipla escolha, mais da metade dos alunos responderam que o nível de dificuldade foi menor após contato com o modelo didático, e que eles consideram que houve maior aprendizagem tendo o recurso didático como complemento às aulas teóricas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22835 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Rayane Santana.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons