Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22835
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROHDE, Cláudia | - |
dc.contributor.author | SILVA, Rayane Santana da | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-09T16:19:24Z | - |
dc.date.available | 2018-01-09T16:19:24Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-09 | - |
dc.date.submitted | 2017-07-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, R. S. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22835 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda o uso de um modelo didático como recurso pedagógico no ensino do tema extinções em massa e analisa, a partir de questionários realizados em duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal, a contribuição do modelo para a aprendizagem dos estudantes no ensino de ciências. Ensino este que ao longo da história da educação brasileira vem sendo influenciado por questões sociais e econômicas de diferentes épocas. Através de um contexto histórico é possível entender a atual situação do ensino de ciências nas escolas públicas do Brasil, e o motivo pelo qual o ensino tradicional ainda é a forma de ensino mais encontrada nas escolas. Mesmo diante dos argumentos de diversos estudos que comprovam que essa forma de ensino não consegue atender as necessidades dos estudantes. Nesse contexto, é necessário elaborar recursos didáticos diferenciados como forma de atender a singularidade do aluno, e respeitar o seu direito a uma educação de qualidade. De acordo com a revisão de literatura realizada nesse trabalho, os modelos didáticos configuram-se como uma ferramenta pedagógica eficiente na diminuição da abstração dos conteúdos que estão, muitas vezes, fora da realidade do aluno. Sendo assim, nos propomos a contribuir com o ensino de ciências desenvolvendo um modelo didático de baixo custo, considerável durabilidade e de fácil reprodução pelos professores. Para a análise da sua eficiência em sala de aula foram elaborados e aplicados dois questionários junto aos alunos. O primeiro aplicado após uma aula teórica tradicional (pré-teste) e o segundo ao término de uma aula com o modelo didático (pós-teste), ambas ministradas pela professora titular da disciplina de ciências na escola. Os resultados obtidos revelam que o uso do modelo didático proposto nesse trabalho contribuiu para a aprendizagem do conteúdo de forma lúdica e clara. Os alunos das duas turmas do 7º ano foram capazes de elaborar respostas mais contextualizadas e com menor nível de superficialidade nas questões abertas do pós-teste, em comparação com o pré-teste. Em relação as questões de múltipla escolha, mais da metade dos alunos responderam que o nível de dificuldade foi menor após contato com o modelo didático, e que eles consideram que houve maior aprendizagem tendo o recurso didático como complemento às aulas teóricas. | pt_BR |
dc.format.extent | 64 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia – Estudo e Ensino | pt_BR |
dc.subject | Biologia – Prática Pedagógica | pt_BR |
dc.title | O ensino das Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental: modelo didático para o ensino de extinções em massa | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Paulo André da | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784445D1 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work approaches the use of a didactic model as a pedagogical resource in the teaching of the mass extinctions theme. Also analyzes, from questionnaires carried out in two classes of the 7th grade of Elementary School in a Municipal School, and the contributions of the model to the learning of students in biology sciences. Education which throughout the Brazilian education history has been influenced by social and economic issues of different epochs. Through a historical context it is possible to understand the current situation of science teaching in public schools in Brazil, and the reason why traditional education is still the most common form. Even in the face of the arguments of several studies that prove that this form of teaching cannot meet the needs of the students. In this context, it is necessary to develop differentiated didactic resources as a way to attend to the singularity of the student, and to respect their right to a quality education. According to the literature review carried out in this study, didactic models are an efficient pedagogical tool in reducing the abstraction of contents that are often outside the student's reality. Thus, we propose to contribute to the teaching of science by developing a didactic model of low cost, considerable durability and easy reproduction by teachers. To analyses their efficiency in the classrooms, two questionnaires were elaborated and applied to the students. The first one applied after a traditional theoretical class (pre-test) and the second one at the end of a class with didactic model (post-test), both taught by the teacher of the discipline of science in the school. The results show that the use of the didactic model proposed in this work contributed to the learning of content in a playful and clear way. The students of both 7th grade classes were able to elaborate more contextualized and less superficial responses on the open test questions, compared to the pre-test. Regarding multiple choice questions, more than half of the students answered that the level of difficulty was lower after contact with the didactic model, and that they considered that there was greater learning if the didactic resource was a complement to the theoretical classes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537499Y8 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Rayane Santana.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons