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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22288

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Título: Grandezas e medidas no ciclo de alfabetização: conhecimentos de profissionais da educação em processo de formação continuada
Autor(es): IGNÁCIO, Cláudia de Albuquerque Nascimento
Palavras-chave: Conhecimento; Medidas de Massa e Capacidade; Ciclo de Alfabetização; Orientadores de Estudo; PNAIC
Data do documento: 26-Fev-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Nas últimas duas décadas, pesquisas sobre conhecimentos considerados necessários ao trabalho docente têm surgido e provocado reflexões importantes. Muitas delas têm se apoiado nos estudos de Lee Shulman, e de Deborah Ball. Com base nestes referenciais teóricos, esta pesquisa, teve como objeto de estudo identificar conhecimentos sobre massa e capacidade do campo matemático das grandezas e medidas no Ciclo de Alfabetização, evidenciados no grupo de profissionais da educação que atuou como Orientadores de Estudo (OE) no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no estado de Pernambuco em 2014. Especificamente busca identificar e analisar conhecimentos específicos do conteúdo e pedagógicos do conteúdo sinalizados pelos OE. A metodologia consistiu na aplicação de um instrumento escrito dividido em duas partes. A primeira parte, um questionário para o levantamento do perfil profissional dos 517 OE, sujeitos da pesquisa. A segunda parte, dois extratos de relatos de experiência com questões abertas relacionadas ao campo das grandezas e medidas e o conteúdo massa e capacidade para 60 deles, escolhidos a partir de critérios estabelecidos em função do perfil profissional. Os dados indicaram a existência de conhecimentos específicos e pedagógicos do conteúdo sobre massa e capacidade e o campo das grandezas e medidas no corpo de conhecimentos base no grupo dos sujeitos investigados, porém, em níveis ou graus de domínios diferentes. Também foi verificado que os conhecimentos pedagógicos do conteúdo mostraram-se mais superficiais que os conhecimentos específicos do conteúdo. Os resultados revelaram que as respostas dos OE que tem formação específica na área da Matemática não se diferenciaram das respostas dos que tem formação acadêmica em outras áreas, assim como o tempo de experiência como professor no Ciclo de Alfabetização também não se mostrou como um diferencial entre o grupo de orientadores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22288
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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