Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22288
Comparte esta pagina
Título : | Grandezas e medidas no ciclo de alfabetização: conhecimentos de profissionais da educação em processo de formação continuada |
Autor : | IGNÁCIO, Cláudia de Albuquerque Nascimento |
Palabras clave : | Conhecimento; Medidas de Massa e Capacidade; Ciclo de Alfabetização; Orientadores de Estudo; PNAIC |
Fecha de publicación : | 26-feb-2016 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Nas últimas duas décadas, pesquisas sobre conhecimentos considerados necessários ao trabalho docente têm surgido e provocado reflexões importantes. Muitas delas têm se apoiado nos estudos de Lee Shulman, e de Deborah Ball. Com base nestes referenciais teóricos, esta pesquisa, teve como objeto de estudo identificar conhecimentos sobre massa e capacidade do campo matemático das grandezas e medidas no Ciclo de Alfabetização, evidenciados no grupo de profissionais da educação que atuou como Orientadores de Estudo (OE) no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no estado de Pernambuco em 2014. Especificamente busca identificar e analisar conhecimentos específicos do conteúdo e pedagógicos do conteúdo sinalizados pelos OE. A metodologia consistiu na aplicação de um instrumento escrito dividido em duas partes. A primeira parte, um questionário para o levantamento do perfil profissional dos 517 OE, sujeitos da pesquisa. A segunda parte, dois extratos de relatos de experiência com questões abertas relacionadas ao campo das grandezas e medidas e o conteúdo massa e capacidade para 60 deles, escolhidos a partir de critérios estabelecidos em função do perfil profissional. Os dados indicaram a existência de conhecimentos específicos e pedagógicos do conteúdo sobre massa e capacidade e o campo das grandezas e medidas no corpo de conhecimentos base no grupo dos sujeitos investigados, porém, em níveis ou graus de domínios diferentes. Também foi verificado que os conhecimentos pedagógicos do conteúdo mostraram-se mais superficiais que os conhecimentos específicos do conteúdo. Os resultados revelaram que as respostas dos OE que tem formação específica na área da Matemática não se diferenciaram das respostas dos que tem formação acadêmica em outras áreas, assim como o tempo de experiência como professor no Ciclo de Alfabetização também não se mostrou como um diferencial entre o grupo de orientadores. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22288 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINALIZADA CLÁUDIA SEM ASSINATURASCOM FICHA CAT.pdf | 3,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons