Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21134
Share on
Title: | Marcas da colonialidade nos discursos de documentos oficiais na política de inserção de tecnologias digitais de informação e comunicação na educação básica |
Authors: | BARBOSA, Emanuelle de Souza |
Keywords: | Análise do discurso; Estudos Pós-Coloniais Latino Americanos; Política de informática na educação; Formação |
Issue Date: | 16-Sep-2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Esta pesquisa trata das marcas da colonialidade contidas nos discursos de documentos integrantes da política de inserção de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação básica, contidas em três documentos dois do Ministério da Educação e um do Ministério da Ciência e Tecnologia, respectivamente: Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Proinfo (1997), Projeto Base Um Computador Por Aluno - Prouca (2007) e a publicação do Ministério de Ciências e Tecnologias denominada Sociedade da Informação no Brasil - Livro Verde (2000). O trabalho se alicerça teoricamente na Análise de Discurso Francesa – AD Pêcheux (2008, 2014b, 2014a) e Orlandi (2008, 2012, 2013) em diálogo com os Estudos Pós-Coloniais Latino-Americanos (MIGNOLO, 2008; QUIJANO, 2005; WALSH, 2008). Focamos nessa relação em virtude de entendermos que as marcas da colonização são reeditadas e se fazem presentes nos documentos supracitados, atuando diretamente nos objetivos incorporados pela Política de Informática na Educação. Nessa direção, essa pesquisa investigou os sentidos do discurso colonial que marca as finalidades assumidas pelo governo no que concerne à formação dos alunos para uso e apropriação da linguagem tecnológica. Para tanto caracterizamos as concepções de formação, que subjazem aos documentos, e analisamos o contexto de produção discursiva no qual a Política de Informática na Educação está localizada. Foi respaldo teórico e metodológico a Análise de Discurso (AD) em busca de evidenciarmos quais mecanismos discursivos fundamentaram os documentos analisados. Assim, consideramos o dito em sua relação indivisível com o nãodito, mobilizando categorias que nos ajudaram em busca de compreender de que forma a ideologia e a história tecem sentidos. A associação da AD aos Estudos Pós-Coloniais LatinoAmericanos possibilitou a identificação de “sintomas” da colonialidade trabalhando na constituição de significados que atuam no imaginário pelo qual se organiza a sociedade brasileira. Os dados analisados sinalizaram que as TDIC são inseridas nas escolas com finalidades prioritariamente instrucionistas, baseadas no consumo de tecnologias e não na autoria e/ou produção delas, indicando o Brasil como um país ainda sob efeitos da colonização. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21134 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Emanuelle de Souza Barbosa.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License