Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21134

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSARTORE, Anna Rita-
dc.contributor.authorBARBOSA, Emanuelle de Souza-
dc.date.accessioned2017-09-01T12:28:00Z-
dc.date.available2017-09-01T12:28:00Z-
dc.date.issued2016-09-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21134-
dc.description.abstractEsta pesquisa trata das marcas da colonialidade contidas nos discursos de documentos integrantes da política de inserção de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação básica, contidas em três documentos dois do Ministério da Educação e um do Ministério da Ciência e Tecnologia, respectivamente: Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Proinfo (1997), Projeto Base Um Computador Por Aluno - Prouca (2007) e a publicação do Ministério de Ciências e Tecnologias denominada Sociedade da Informação no Brasil - Livro Verde (2000). O trabalho se alicerça teoricamente na Análise de Discurso Francesa – AD Pêcheux (2008, 2014b, 2014a) e Orlandi (2008, 2012, 2013) em diálogo com os Estudos Pós-Coloniais Latino-Americanos (MIGNOLO, 2008; QUIJANO, 2005; WALSH, 2008). Focamos nessa relação em virtude de entendermos que as marcas da colonização são reeditadas e se fazem presentes nos documentos supracitados, atuando diretamente nos objetivos incorporados pela Política de Informática na Educação. Nessa direção, essa pesquisa investigou os sentidos do discurso colonial que marca as finalidades assumidas pelo governo no que concerne à formação dos alunos para uso e apropriação da linguagem tecnológica. Para tanto caracterizamos as concepções de formação, que subjazem aos documentos, e analisamos o contexto de produção discursiva no qual a Política de Informática na Educação está localizada. Foi respaldo teórico e metodológico a Análise de Discurso (AD) em busca de evidenciarmos quais mecanismos discursivos fundamentaram os documentos analisados. Assim, consideramos o dito em sua relação indivisível com o nãodito, mobilizando categorias que nos ajudaram em busca de compreender de que forma a ideologia e a história tecem sentidos. A associação da AD aos Estudos Pós-Coloniais LatinoAmericanos possibilitou a identificação de “sintomas” da colonialidade trabalhando na constituição de significados que atuam no imaginário pelo qual se organiza a sociedade brasileira. Os dados analisados sinalizaram que as TDIC são inseridas nas escolas com finalidades prioritariamente instrucionistas, baseadas no consumo de tecnologias e não na autoria e/ou produção delas, indicando o Brasil como um país ainda sob efeitos da colonização.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectEstudos Pós-Coloniais Latino Americanospt_BR
dc.subjectPolítica de informática na educaçãopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleMarcas da colonialidade nos discursos de documentos oficiais na política de inserção de tecnologias digitais de informação e comunicação na educação básicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0084782987024485pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6541296069041830pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis research deals with the marks of coloniality contained in the discourses of documents members of the policy of insertion of Digital Technologies of Information and Communication (TDIC) in basic education, contained in three documents two of the Ministry of Education and one of the Ministry of Science and Technology, respectively: National Educational Technology - Proinfo (1997), Base Project One Computer Per Student - Prouca (2007) and the publication of the Ministry of Science and Technology Information in Brazil - Green Paper (2000). The work is theoretically based on the French Speech - AD Pêcheux (2008, 2014b, 2014a) and Orlandi (2008, 2012, 2013) in dialogue with Latin American Post-Colonial Studies (MIGNOLO, 2008, QUIJANO, 2005; Walsh, 2008). We focus on this relationship because we understand that colonization are reprinted and are included in the aforementioned documents, acting directly in the goals incorporated by the Information Technology Policy in Education. In this In this direction, this research investigated the meanings of the colonial discourse that assumed by the government with regard to the training of students for the use and appropriation of technological language. For this, we characterize the conceptions of formation that underlie documents, and we analyze the context of discursive production in which the Informatics in Education is located. Theoretical and methodological support was the Discourse (AD) in order to highlight what discursive mechanisms documents analyzed. Thus, we consider the said in its indivisible relationship with the nodito, mobilizing categories that helped us to understand how the ideology and history weave meanings. The association of AD with Latin American Postcolonial Studies the identification of "symptoms" of coloniality working in the the constitution of meanings that act in the imaginary by which society is organized Brazilian The data analyzed indicated that the TDICs are inserted in schools with primarily instructional purposes, based on the consumption of technologies and not on the authorship and / or production of them, indicating Brazil as a country still under the colonization.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Emanuelle de Souza Barbosa.pdf1,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons