Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20776
Título: Ginástica no contexto escolar: do passado às possíveis intervenções educativas na atualidade da escola pública
Autor(es): MOURA, Marcos Henrique da Silva
Palavras-chave: Ginástica Escolar; Educação Física; Concepções críticas
Data do documento: 21-Ago-2017
Citação: MOURA, M. H. S.
Resumo: Esta monografia tem como objetivo refletir a ginástica a partir dos seus determinantes epistemológicos e pedagógicos, tratando os conhecimentos/conteúdos/saberes da ginástica a partir de uma concepção crítica e propositiva de Educação/Educação Física. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo revisão bibliográfica. Este trabalho emergiu das reflexões da prática docente em conjunto com algumas implicações ocasionadas pelas discussões realizadas em meio acadêmico. Metodologicamente este trabalho se desenvolveu através de uma revisão bibliográfica, traçada e estruturada por descritores nas seguintes bases de dados: LILACS, SCIELLO, PENSAR A PRÁTICA, MOTRIVIVENCIA. Através das pesquisas realizadas pudemos observar o quanto a Educação Física e a ginástica se encontram defasadas em nível de trato com o conhecimento nas escolas do nosso país. Ainda nessa perspectiva observamos também a grande negligencia com o conteúdo da ginástica nas aulas de Educação Física, negando aos alunos uma manifestação cultural legítima da história do homem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20776
Aparece na(s) coleção(ções):TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOURA, Marcos Henrique da Silva.pdf1,21 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons