Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20776
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Marcelus Brito de | - |
dc.contributor.author | MOURA, Marcos Henrique da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-21T20:45:37Z | - |
dc.date.available | 2017-08-21T20:45:37Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-21 | - |
dc.date.submitted | 2017-06-19 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, M. H. S. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20776 | - |
dc.description.abstract | Esta monografia tem como objetivo refletir a ginástica a partir dos seus determinantes epistemológicos e pedagógicos, tratando os conhecimentos/conteúdos/saberes da ginástica a partir de uma concepção crítica e propositiva de Educação/Educação Física. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo revisão bibliográfica. Este trabalho emergiu das reflexões da prática docente em conjunto com algumas implicações ocasionadas pelas discussões realizadas em meio acadêmico. Metodologicamente este trabalho se desenvolveu através de uma revisão bibliográfica, traçada e estruturada por descritores nas seguintes bases de dados: LILACS, SCIELLO, PENSAR A PRÁTICA, MOTRIVIVENCIA. Através das pesquisas realizadas pudemos observar o quanto a Educação Física e a ginástica se encontram defasadas em nível de trato com o conhecimento nas escolas do nosso país. Ainda nessa perspectiva observamos também a grande negligencia com o conteúdo da ginástica nas aulas de Educação Física, negando aos alunos uma manifestação cultural legítima da história do homem. | pt_BR |
dc.format.extent | 26p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ginástica Escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Concepções críticas | pt_BR |
dc.title | Ginástica no contexto escolar: do passado às possíveis intervenções educativas na atualidade da escola pública | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4279248Y6 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This monograph aims to reflect the gymnastics from its epistemological and pedagogical determinants, treating the knowledge / contents / knowledge of the gymnastics from a critical and propositive conception of Education / Physical Education. This is a qualitative research, of the bibliographic review type. This work emerged from the reflections of the teaching practice together with some implications caused by discussions held in academic circles. Methodologically this work is developed through a bibliographical review, traced and structured by descriptors in the following databases: LILACS, SCIELLO, PENSAR A PRÁTICA, MOTRIVIVENCIA. Through the researches we have been able to observe how Physical Education and gymnastics are lagged in terms of dealing with the knowledge in the schools of our country. From this perspective we also observe the great neglect of the content of gymnastics in Physical Education classes, denying students a legitimate cultural manifestation of the history of man. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MOURA, Marcos Henrique da Silva.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons