Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20776

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Marcelus Brito de-
dc.contributor.authorMOURA, Marcos Henrique da Silva-
dc.date.accessioned2017-08-21T20:45:37Z-
dc.date.available2017-08-21T20:45:37Z-
dc.date.issued2017-08-21-
dc.date.submitted2017-06-19-
dc.identifier.citationMOURA, M. H. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20776-
dc.description.abstractEsta monografia tem como objetivo refletir a ginástica a partir dos seus determinantes epistemológicos e pedagógicos, tratando os conhecimentos/conteúdos/saberes da ginástica a partir de uma concepção crítica e propositiva de Educação/Educação Física. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo revisão bibliográfica. Este trabalho emergiu das reflexões da prática docente em conjunto com algumas implicações ocasionadas pelas discussões realizadas em meio acadêmico. Metodologicamente este trabalho se desenvolveu através de uma revisão bibliográfica, traçada e estruturada por descritores nas seguintes bases de dados: LILACS, SCIELLO, PENSAR A PRÁTICA, MOTRIVIVENCIA. Através das pesquisas realizadas pudemos observar o quanto a Educação Física e a ginástica se encontram defasadas em nível de trato com o conhecimento nas escolas do nosso país. Ainda nessa perspectiva observamos também a grande negligencia com o conteúdo da ginástica nas aulas de Educação Física, negando aos alunos uma manifestação cultural legítima da história do homem.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGinástica Escolarpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectConcepções críticaspt_BR
dc.titleGinástica no contexto escolar: do passado às possíveis intervenções educativas na atualidade da escola públicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4279248Y6pt_BR
dc.description.abstractxThis monograph aims to reflect the gymnastics from its epistemological and pedagogical determinants, treating the knowledge / contents / knowledge of the gymnastics from a critical and propositive conception of Education / Physical Education. This is a qualitative research, of the bibliographic review type. This work emerged from the reflections of the teaching practice together with some implications caused by discussions held in academic circles. Methodologically this work is developed through a bibliographical review, traced and structured by descriptors in the following databases: LILACS, SCIELLO, PENSAR A PRÁTICA, MOTRIVIVENCIA. Through the researches we have been able to observe how Physical Education and gymnastics are lagged in terms of dealing with the knowledge in the schools of our country. From this perspective we also observe the great neglect of the content of gymnastics in Physical Education classes, denying students a legitimate cultural manifestation of the history of man.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOURA, Marcos Henrique da Silva.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons