Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20774
Compartilhe esta página
Título: | A psicomotricidade na educação física como processo de ensino aprendizagem na educação infantil |
Autor(es): | MENEZES, Suênya Tenório de |
Palavras-chave: | Psicomotricidade; Educação Física; Processo de Ensino-Aprendizagem |
Data do documento: | 21-Ago-2017 |
Citação: | MENEZES, S. T. |
Abstract: | A Psicomotricidade é conhecida como uma ciência de alto nível e relacionada a estudos sobre desenvolvimento infantil, a partir de áreas do conhecimento como a Neurofisiologia, a Psiquiatria, a Psicologia, a Educação e a Educação Física. O desenvolvimento motor é um processo contínuo e as suas principais mudanças acontecem nos primeiros anos de vida e se estendem por toda a vida. Nesse processo, considera-se que a brincadeira é um meio pelo qual o desenvolvimento da criança pode ser ampliado e enriquecido. É por meio do brincar que a criança explora sua criatividade, é estimulada a sua autonomia e capacidade de comunicação. Nessa perspectiva, é necessária a atuação do professor de Educação Física na Educação Infantil, contribuindo com esse processo de desenvolvimento da criança, a partir dos jogos e brincadeiras. Para aprofundarmos essa questão, apresentamos o seguinte objetivo geral: discutir a psicomotricidade como processo de ensino-aprendizagem dentro das aulas de Educação Física Infantil. Metodologicamente, este trabalho é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica, tendo buscado os dados para análise e discussão em artigos científicos do Scielo e Google Acadêmico. As principais palavras-chave utilizadas foram: Educação Física Infantil, Psicomotricidade, Psicomotricidade na educação infantil, Ensino e aprendizagem na educação infantil, Ludicidade e educação infantil. Por fim, concluímos que ainda há uma escassez de publicações sobre psicomotricidade na educação física infantil e que é preciso a Educação Física trabalhar mais a psicomotricidade na educação infantil, por meio dos jogos e brincadeiras, visando o desenvolvimento nas dimensões motora, afetiva, cognitiva e social. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20774 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MENEZES, Suênia Tenório de.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons