Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20774

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO, Haroldo Moraes de-
dc.contributor.authorMENEZES, Suênya Tenório de-
dc.date.accessioned2017-08-21T20:28:30Z-
dc.date.available2017-08-21T20:28:30Z-
dc.date.issued2017-08-21-
dc.date.submitted2017-06-27-
dc.identifier.citationMENEZES, S. T.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20774-
dc.description.abstractA Psicomotricidade é conhecida como uma ciência de alto nível e relacionada a estudos sobre desenvolvimento infantil, a partir de áreas do conhecimento como a Neurofisiologia, a Psiquiatria, a Psicologia, a Educação e a Educação Física. O desenvolvimento motor é um processo contínuo e as suas principais mudanças acontecem nos primeiros anos de vida e se estendem por toda a vida. Nesse processo, considera-se que a brincadeira é um meio pelo qual o desenvolvimento da criança pode ser ampliado e enriquecido. É por meio do brincar que a criança explora sua criatividade, é estimulada a sua autonomia e capacidade de comunicação. Nessa perspectiva, é necessária a atuação do professor de Educação Física na Educação Infantil, contribuindo com esse processo de desenvolvimento da criança, a partir dos jogos e brincadeiras. Para aprofundarmos essa questão, apresentamos o seguinte objetivo geral: discutir a psicomotricidade como processo de ensino-aprendizagem dentro das aulas de Educação Física Infantil. Metodologicamente, este trabalho é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica, tendo buscado os dados para análise e discussão em artigos científicos do Scielo e Google Acadêmico. As principais palavras-chave utilizadas foram: Educação Física Infantil, Psicomotricidade, Psicomotricidade na educação infantil, Ensino e aprendizagem na educação infantil, Ludicidade e educação infantil. Por fim, concluímos que ainda há uma escassez de publicações sobre psicomotricidade na educação física infantil e que é preciso a Educação Física trabalhar mais a psicomotricidade na educação infantil, por meio dos jogos e brincadeiras, visando o desenvolvimento nas dimensões motora, afetiva, cognitiva e social.pt_BR
dc.format.extent47p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.titleA psicomotricidade na educação física como processo de ensino aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coHELEGDA, Lara Colognese-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779200Y7pt_BR
dc.description.abstractxPsychomotricity is known as a high level science related to studies on child development, from areas of knowledge such as Neurophysiology, Psychiatry, Psychology, Education and Physical Education. Motor development is an ongoing process and its major changes occur in the early years of life and extend throughout life. In this process, play is considered to be a means by which the child's development can be expanded and enriched. It is through the play that the child explores their creativity, is stimulated their autonomy and ability to communicate. From this perspective, it is necessary to act as a teacher of Physical Education in children's education, contributing to this process of child development, based on games and games. To deepen this question, we present the following general objective: to discuss psychomotricity as a teaching-learning process within the Physical Education classes for Children. Methodologically, this work is qualitative, of the type bibliographical research, having searched the data for analysis and discussion in scientific articles of Scielo and Google Scholar. The main keywords used were: Infant Physical Education, Psychomotricity, Psychomotricity in early childhood education, Teaching and learning in early childhood education, Ludicidade and early childhood education. Finally, we conclude that there is still a shortage of publications on psychomotricity in physical education for children and that it is necessary for Physical Education to work more psychomotricity in children's education, through games and games, aiming at development in the motor, affective, cognitive and social.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MENEZES, Suênia Tenório de.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons