Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20774
Comparte esta pagina
Título : | A psicomotricidade na educação física como processo de ensino aprendizagem na educação infantil |
Autor : | MENEZES, Suênya Tenório de |
Palabras clave : | Psicomotricidade; Educação Física; Processo de Ensino-Aprendizagem |
Fecha de publicación : | 21-ago-2017 |
Citación : | MENEZES, S. T. |
Resumen : | A Psicomotricidade é conhecida como uma ciência de alto nível e relacionada a estudos sobre desenvolvimento infantil, a partir de áreas do conhecimento como a Neurofisiologia, a Psiquiatria, a Psicologia, a Educação e a Educação Física. O desenvolvimento motor é um processo contínuo e as suas principais mudanças acontecem nos primeiros anos de vida e se estendem por toda a vida. Nesse processo, considera-se que a brincadeira é um meio pelo qual o desenvolvimento da criança pode ser ampliado e enriquecido. É por meio do brincar que a criança explora sua criatividade, é estimulada a sua autonomia e capacidade de comunicação. Nessa perspectiva, é necessária a atuação do professor de Educação Física na Educação Infantil, contribuindo com esse processo de desenvolvimento da criança, a partir dos jogos e brincadeiras. Para aprofundarmos essa questão, apresentamos o seguinte objetivo geral: discutir a psicomotricidade como processo de ensino-aprendizagem dentro das aulas de Educação Física Infantil. Metodologicamente, este trabalho é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica, tendo buscado os dados para análise e discussão em artigos científicos do Scielo e Google Acadêmico. As principais palavras-chave utilizadas foram: Educação Física Infantil, Psicomotricidade, Psicomotricidade na educação infantil, Ensino e aprendizagem na educação infantil, Ludicidade e educação infantil. Por fim, concluímos que ainda há uma escassez de publicações sobre psicomotricidade na educação física infantil e que é preciso a Educação Física trabalhar mais a psicomotricidade na educação infantil, por meio dos jogos e brincadeiras, visando o desenvolvimento nas dimensões motora, afetiva, cognitiva e social. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20774 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MENEZES, Suênia Tenório de.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons