Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20772

Comparte esta pagina

Título : Alienação do trabalho pedagógico: repensando o abandono na educação física
Autor : COSTA, Laudicéia Aguiar da
Palabras clave : Educação Física Escolar; Educação física – formação profissional
Fecha de publicación : 21-ago-2017
Citación : COSTA, L. A.
Resumen : Acreditando que a origem do abandono do trabalho docente envolve outros fatores além do professor, o objetivo do nosso trabalho é repensar o abandono da educação Física através da alienação do trabalho pedagógico. Diversos são os fatores que contribuirão para esse processo, além do professor temos as políticas públicas que através de suas sutilezas, têm limitado as condições do trabalho que esses profissionais desenvolvem nas escolas (ZIMMERMANN, 2014); a valorização de outras disciplinas em detrimento da Educação Física irá refletir nas relações sociais. E atualmente as condições materiais não favorecem a realização do trabalho pedagógico comprometido com a emancipação humana. O trabalho é ação fundante, mas na sociedade capitalista perde sua essência levando ao surgimento de dois grupos sociais distintos que tem que se relacionar para produzir bens: burgueses, donos dos meios de produção e proletários que vendem o que tem: força de trabalho. Essa divisão do trabalho não favorece que este homem se forme para o seu trabalho e desenvolva uma consciência transformadora capaz de modificar a natureza e a si mesmo, e começa a não reconhecer-se enquanto homem e espécie, tornando-se seres alienados. Isso se reflete na escola e na Educação Física que surge para atender aos interesses da classe dominante e atualmente ainda contribui para a manutenção do status quo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20772
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
COSTA, Laudicéia Aguiar da.pdf500,94 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons