Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20772
Share on
Title: | Alienação do trabalho pedagógico: repensando o abandono na educação física |
Authors: | COSTA, Laudicéia Aguiar da |
Keywords: | Educação Física Escolar; Educação física – formação profissional |
Issue Date: | 21-Aug-2017 |
Citation: | COSTA, L. A. |
Abstract: | Acreditando que a origem do abandono do trabalho docente envolve outros fatores além do professor, o objetivo do nosso trabalho é repensar o abandono da educação Física através da alienação do trabalho pedagógico. Diversos são os fatores que contribuirão para esse processo, além do professor temos as políticas públicas que através de suas sutilezas, têm limitado as condições do trabalho que esses profissionais desenvolvem nas escolas (ZIMMERMANN, 2014); a valorização de outras disciplinas em detrimento da Educação Física irá refletir nas relações sociais. E atualmente as condições materiais não favorecem a realização do trabalho pedagógico comprometido com a emancipação humana. O trabalho é ação fundante, mas na sociedade capitalista perde sua essência levando ao surgimento de dois grupos sociais distintos que tem que se relacionar para produzir bens: burgueses, donos dos meios de produção e proletários que vendem o que tem: força de trabalho. Essa divisão do trabalho não favorece que este homem se forme para o seu trabalho e desenvolva uma consciência transformadora capaz de modificar a natureza e a si mesmo, e começa a não reconhecer-se enquanto homem e espécie, tornando-se seres alienados. Isso se reflete na escola e na Educação Física que surge para atender aos interesses da classe dominante e atualmente ainda contribui para a manutenção do status quo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20772 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
COSTA, Laudicéia Aguiar da.pdf | 500,94 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License