Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20772

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSALDANHA, Renato Machado-
dc.contributor.authorCOSTA, Laudicéia Aguiar da-
dc.date.accessioned2017-08-21T20:08:20Z-
dc.date.available2017-08-21T20:08:20Z-
dc.date.issued2017-08-21-
dc.date.submitted2017-01-31-
dc.identifier.citationCOSTA, L. A.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20772-
dc.description.abstractAcreditando que a origem do abandono do trabalho docente envolve outros fatores além do professor, o objetivo do nosso trabalho é repensar o abandono da educação Física através da alienação do trabalho pedagógico. Diversos são os fatores que contribuirão para esse processo, além do professor temos as políticas públicas que através de suas sutilezas, têm limitado as condições do trabalho que esses profissionais desenvolvem nas escolas (ZIMMERMANN, 2014); a valorização de outras disciplinas em detrimento da Educação Física irá refletir nas relações sociais. E atualmente as condições materiais não favorecem a realização do trabalho pedagógico comprometido com a emancipação humana. O trabalho é ação fundante, mas na sociedade capitalista perde sua essência levando ao surgimento de dois grupos sociais distintos que tem que se relacionar para produzir bens: burgueses, donos dos meios de produção e proletários que vendem o que tem: força de trabalho. Essa divisão do trabalho não favorece que este homem se forme para o seu trabalho e desenvolva uma consciência transformadora capaz de modificar a natureza e a si mesmo, e começa a não reconhecer-se enquanto homem e espécie, tornando-se seres alienados. Isso se reflete na escola e na Educação Física que surge para atender aos interesses da classe dominante e atualmente ainda contribui para a manutenção do status quo.pt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectEducação física – formação profissionalpt_BR
dc.titleAlienação do trabalho pedagógico: repensando o abandono na educação físicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248754J2pt_BR
dc.description.abstractxBelieving that the origin of the abandonment of the teaching work involves factors other than the teacher, the objective of our work is to rethink the abandonment of Physical education through the alienation of the pedagogical work. There are several factors that contribute to this process, besides the teacher we have the public policies that, through their subtleties, have limited the working conditions that these professionals develop in schools (ZIMMERMANN, 2014); The valuation of other disciplines to the detriment of Physical Education will reflect in the social relations. And today the material conditions do not favor the accomplishment of the pedagogical work committed with the human emancipation. Labor is foundational action, but in capitalist society it loses its essence leading to the emergence of two distinct social groups that have to relate to produce goods: bourgeois, owners of the means of production and proletarians who sell what they have: labor power. This division of labor does not favor this man to form himself for his work and to develop a transforming consciousness capable of modifying nature and himself, and he begins not to recognize himself as man and species, becoming alien beings. This is reflected in the school and Physical Education that emerges to serve the interests of the ruling class and currently still contributes to the maintenance of the status quo.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
COSTA, Laudicéia Aguiar da.pdf500,94 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons