Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20618
Compartilhe esta página
Título: | Avaliação e reprodutibilidade de uma escala do comportamento adaptativo em escolares com deficiência intelectual no município de Ribeirão-PE |
Autor(es): | SILVA, Ruan Cléber Alves |
Palavras-chave: | Educação Física e Treinamento; Crianças com Deficiência; Educação de Pessoa com Deficiência Intelectual |
Data do documento: | 15-Ago-2017 |
Citação: | SILVA, R. C. A. |
Abstract: | A presente pesquisa teve como objetivo avaliar a reprodutibilidade de uma escala de comportamento adaptativo (CA) em escolares com deficiência intelectual (DI), a fim de caracterizar o nível de desenvolvimento geral dos mesmos. Trata-se de uma perspectiva metodológica de caráter quanti-qualitativa, em que buscou-se, através de visitas numa escola do município de Ribeirão-PE, aplicar a escala que avalia o CA em escolares com DI. O preenchimento da escala foi realizado pelos próprios professores e auxiliares que atuam com os estudantes, conforme explicações prévias sobre a forma de preenchimento por parte da equipe de pesquisa. Os dados foram analisados por meio das medidas de tendência central e variabilidade, bem como com a verificação dos critérios de normalidade dos dados. Para todas as análises o nível de significância considerado foi de 5% (P<0.05). Os resultados encontrados foram bastante satisfatórios, o que mostra a confiabilidade da escala, como também a sua indicação para os profissionais interessados em avaliar o indivíduo com DI. Palavras-chave: Comportamento Adaptativo. Escala. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20618 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Ruan Cléber Alves.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons