Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20618

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de-
dc.contributor.authorSILVA, Ruan Cléber Alves-
dc.date.accessioned2017-08-15T21:06:41Z-
dc.date.available2017-08-15T21:06:41Z-
dc.date.issued2017-08-15-
dc.date.submitted2016-12-14-
dc.identifier.citationSILVA, R. C. A.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20618-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo avaliar a reprodutibilidade de uma escala de comportamento adaptativo (CA) em escolares com deficiência intelectual (DI), a fim de caracterizar o nível de desenvolvimento geral dos mesmos. Trata-se de uma perspectiva metodológica de caráter quanti-qualitativa, em que buscou-se, através de visitas numa escola do município de Ribeirão-PE, aplicar a escala que avalia o CA em escolares com DI. O preenchimento da escala foi realizado pelos próprios professores e auxiliares que atuam com os estudantes, conforme explicações prévias sobre a forma de preenchimento por parte da equipe de pesquisa. Os dados foram analisados por meio das medidas de tendência central e variabilidade, bem como com a verificação dos critérios de normalidade dos dados. Para todas as análises o nível de significância considerado foi de 5% (P<0.05). Os resultados encontrados foram bastante satisfatórios, o que mostra a confiabilidade da escala, como também a sua indicação para os profissionais interessados em avaliar o indivíduo com DI. Palavras-chave: Comportamento Adaptativo. Escala.pt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física e Treinamentopt_BR
dc.subjectCrianças com Deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação de Pessoa com Deficiência Intelectualpt_BR
dc.titleAvaliação e reprodutibilidade de uma escala do comportamento adaptativo em escolares com deficiência intelectual no município de Ribeirão-PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4274924U5pt_BR
dc.description.abstractxThe present research had as objective, assess the reproducibility of an adaptive behavior scale In students with intellectual disabilities to characterize the overall development level of the same. This is a methodological perspective of quantitative and qualitative character, where it was sought through visits in a school in the city of Ribeirão-PE to apply the scale that evaluates adaptive behavior in students with intellectual disabilities. The completion of the scale was carried out by the teachers and auxiliaries who work with the students, according to previous explanations on the form of filling by the research team. The data were analyzed through measures of central tendency and variability, as well as verification of the normality of the data. For all analyzes, the significance level considered was 5% (P <0.05). The results were very satisfactory, which shows the reliability of the scale, as well as the indication of the same for professionals interested in evaluating the individual with intellectual disability.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Ruan Cléber Alves.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons