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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19103

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Título: Diversidade religiosa na escola pública: um olhar a partir das manifestações populares dos ciclos festivos
Autor(es): SILVA, Maria Edi da
Palavras-chave: Antropologia; Espaço público; Escolas públicas; Pluralismo religioso; Religiosidade; Feriados; Festas cívicas; Festivals; Anthropology; Public space; Public schools; Religious pluralism; Religious; Civic holidays
Data do documento: 27-Mai-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O espaço público da escola é considerado laico desde o rompimento entre a Igreja e o Estado com o advento da República no Brasil. Até então a Igreja Católica esteve oficialmente presente na organização educacional brasileira. A diversidade religiosa que ora observamos no espaço público escolar deixa à mostra a presença da religião e como as pessoas constroem a convivência tendo a herança da hegemonia católica, a força dos evangélicos e outros elementos religiosos na disputa por reconhecimento nesse espaço. Nessa dissertação, os Ciclos Festivos presentes no calendário escolar são o campo para observação dos conflitos e mediações, disputas e interações em contraponto com a orientação religiosa dos agentes, criando um diálogo entre a antropologia e o fazer educativo. Desses, são as crianças os sujeitos das proibições, revelando a necessidade de garantias de direitos por parte do Estado. Nesse trabalho, proponho contribuir com o debate acerca da presença da religiosidade no espaço público escolar, suas implicações e as estratégias criadas pelos agentes para garantia do direito ao reconhecimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19103
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Antropologia

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