Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19103
Comparte esta pagina
Título : | Diversidade religiosa na escola pública: um olhar a partir das manifestações populares dos ciclos festivos |
Autor : | SILVA, Maria Edi da |
Palabras clave : | Antropologia; Espaço público; Escolas públicas; Pluralismo religioso; Religiosidade; Feriados; Festas cívicas; Festivals; Anthropology; Public space; Public schools; Religious pluralism; Religious; Civic holidays |
Fecha de publicación : | 27-may-2011 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | O espaço público da escola é considerado laico desde o rompimento entre a Igreja e o Estado com o advento da República no Brasil. Até então a Igreja Católica esteve oficialmente presente na organização educacional brasileira. A diversidade religiosa que ora observamos no espaço público escolar deixa à mostra a presença da religião e como as pessoas constroem a convivência tendo a herança da hegemonia católica, a força dos evangélicos e outros elementos religiosos na disputa por reconhecimento nesse espaço. Nessa dissertação, os Ciclos Festivos presentes no calendário escolar são o campo para observação dos conflitos e mediações, disputas e interações em contraponto com a orientação religiosa dos agentes, criando um diálogo entre a antropologia e o fazer educativo. Desses, são as crianças os sujeitos das proibições, revelando a necessidade de garantias de direitos por parte do Estado. Nesse trabalho, proponho contribuir com o debate acerca da presença da religiosidade no espaço público escolar, suas implicações e as estratégias criadas pelos agentes para garantia do direito ao reconhecimento. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19103 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Antropologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011-Dissertacao-Maria-Edi-da-Silva.pdf | 3,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons