Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19103

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAMPOS, Roberta Bivar Carneiro-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Edi da-
dc.date.accessioned2017-06-13T17:37:26Z-
dc.date.available2017-06-13T17:37:26Z-
dc.date.issued2011-05-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19103-
dc.description.abstractO espaço público da escola é considerado laico desde o rompimento entre a Igreja e o Estado com o advento da República no Brasil. Até então a Igreja Católica esteve oficialmente presente na organização educacional brasileira. A diversidade religiosa que ora observamos no espaço público escolar deixa à mostra a presença da religião e como as pessoas constroem a convivência tendo a herança da hegemonia católica, a força dos evangélicos e outros elementos religiosos na disputa por reconhecimento nesse espaço. Nessa dissertação, os Ciclos Festivos presentes no calendário escolar são o campo para observação dos conflitos e mediações, disputas e interações em contraponto com a orientação religiosa dos agentes, criando um diálogo entre a antropologia e o fazer educativo. Desses, são as crianças os sujeitos das proibições, revelando a necessidade de garantias de direitos por parte do Estado. Nesse trabalho, proponho contribuir com o debate acerca da presença da religiosidade no espaço público escolar, suas implicações e as estratégias criadas pelos agentes para garantia do direito ao reconhecimento.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectEspaço públicopt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectPluralismo religiosopt_BR
dc.subjectReligiosidadept_BR
dc.subjectFeriadospt_BR
dc.subjectFestas cívicaspt_BR
dc.subjectFestivalspt_BR
dc.subjectAnthropologypt_BR
dc.subjectPublic spacept_BR
dc.subjectPublic schoolspt_BR
dc.subjectReligious pluralismpt_BR
dc.subjectReligiouspt_BR
dc.subjectCivic holidayspt_BR
dc.titleDiversidade religiosa na escola pública: um olhar a partir das manifestações populares dos ciclos festivospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coREESINK, Mísia-
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Antropologiapt_BR
dc.description.abstractxSchool’s public space is considered secular since the breakup between the Church and the State because of the establishment of the Republic in Brazil. Until that period, the Catholic Church has been present in Brazil1s educational organization. The religious diversity that we now observe in school’s public space, shows the religion’s presence and how people build the companionship having the catholic hegemony as a heritage, the power of the evangelic and other religious elements in the dispute for recognition in such space. In this dissertation, parties cycles present on school calendar are the field for observation of conflicts and mediations, disputes and interaction in opposition to agent’s religious orientation, creating a dialogue between anthropology and the educational practice in which children, are the targets of such prohibitions, revealing the need for warranties of rights from the State. In this research, I intend to contribute to the debate about the religious presence in school’s public space, its implications and the strategies created by the agents to warranty the right to recognition.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011-Dissertacao-Maria-Edi-da-Silva.pdf3,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons