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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18878
Title: Ações de formação continuada para professores de Matemática em Redes Municipais de Ensino do Agreste Pernambucano
Authors: SALES, Sivonaldo de Melo
Keywords: Ações de Formação Continuada;Ensino de Matemática;Anos finais do Ensino Fundamental;Modelos de Formação de Professor;Redes Municipais de Ensino do Agreste Pernambucano;Continuing Education Actions;Mathematics Teaching;Final years of elementary school;Teacher Training models;Municipal Education Networks of Agreste Pernambucano
Issue Date: 7-Aug-2015
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Apresentamos nossa pesquisa de mestrado que buscou investigar as ações de formação continuada implementadas nas Redes Municipais de Ensino da Microrregião do Vale do Ipojuca no Agreste Pernambucano para os professores que ensinam nos anos finais do Ensino Fundamental e, em particular, aquelas que focam o Ensino de Matemática. Como referencial teórico apoiamo-nos nos estudos de autores da área da Educação e da Educação Matemática. Para a coleta dos dados utilizamos os seguintes instrumentos: conversas iniciais, com o intuito de obter as primeiras informações sobre o campo de investigação; questionário semiestruturado, aplicado a diferentes participantes (diretores de ensino, coordenadores pedagógicos ou de área e secretários executivos de ensino, dentre outros); entrevistas semiestruturadas, com a finalidade de complementar as respostas obtidas com os instrumentos precedentes; análise documental, de documentos fornecidos pelas redes de ensino sobre as ações de formação no município no período de 2010 a 2014. Para a análise dos dados, baseamo-nos nas seguintes categorias: ações primárias, associadas aos programas e projetos ofertados pelo Ministério da Educação, Secretarias de Educação e por Organizações não Governamentais; e, ações secundárias, caracterizadas por palestras, aulas atividades, seminários, encontros pedagógicos, dentre outras ações correlatas. Também tentamos aproximar as ações de formação continuada com as características dos modelos de racionalidade técnica e racionalidade prática. Como ações do tipo primárias, identificamos nas Redes Municipais de Ensino investigadas dois programas de formação que contemplam o Ensino de Matemática o Programa Qualiescola II e o Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR II). Quanto às ações do tipo secundária, as análises revelam que raramente elas abordam o Ensino de Matemática. Um dos principais resultados da pesquisa aponta para uma certa omissão por parte das redes de ensino investigadas quanto à implementação de uma política de formação continuada para os professores e, em particular, para aqueles que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18878
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológicas

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