Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18809
Compartilhe esta página
Título: | Análise da colaboração em situação de formação de professores de matemática online |
Autor(es): | FILHO, Roberto Mariano de Araujo |
Palavras-chave: | Aprendizagem Colaborativa. Funções. Software educacional. Modelagem.; Colaborative learning. Functions. Educational Software. Modelling. |
Data do documento: | 24-Fev-2015 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Esta pesquisa tem por objetivo analisar a aprendizagem colaborativa suportada por computador no contexto da formação do professor de matemática quanto ao uso de modelagem para o ensino e aprendizagem de funções. A pesquisa fundamenta-se na Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional (CSCL), Caracterização das Funções e Modelagem Matemática. A metodologia de investigação conta com as fases de elaboração do ambiente virtual CSCL para propiciar: discussão das dificuldades de aprendizagem das funções, discussão e elaboração de simuladores utilizando o software Modellus, exploração da modelagem como metodologia de ensino e aprendizagem, de forma colaborativa. A situação foi estruturada tendo como momento inicial uma instrumentalização dos softwares que suportam a comunicação e interação, além do software de modelagem que permite a exploração de situações envolvendo as funções afim e quadrática, em sintonia com as discussões das teorias da CSCL. O estudo analisa o trabalho colaborativo desenvolvido por 3 grupos de licenciandos em Matemática. Os dados revelam que o grupo menor conseguiu colaborar com mais facilidade que os grupos maiores. Os dados mostram também que as discussões acerca das dificuldades dos estudantes foi onde houve maior colaboração. Além disso, o script elaborado não conseguiu direcionar os participantes sozinhos durante a atividade, precisando sempre de uma intervenção do mediador. Também foram percebidos entraves do ambiente que mostraram a necessidade da montagem de outro espaço, que pudesse oferecer recursos que facilitem a comunicação entre os participantes da sessão. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18809 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Roberto_Mariano.pdf | 2,5 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons