Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18809
Title: Análise da colaboração em situação de formação de professores de matemática online
Authors: FILHO, Roberto Mariano de Araujo
Keywords: Aprendizagem Colaborativa. Funções. Software educacional. Modelagem.;Colaborative learning. Functions. Educational Software. Modelling.
Issue Date: 24-Feb-2015
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a aprendizagem colaborativa suportada por computador no contexto da formação do professor de matemática quanto ao uso de modelagem para o ensino e aprendizagem de funções. A pesquisa fundamenta-se na Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional (CSCL), Caracterização das Funções e Modelagem Matemática. A metodologia de investigação conta com as fases de elaboração do ambiente virtual CSCL para propiciar: discussão das dificuldades de aprendizagem das funções, discussão e elaboração de simuladores utilizando o software Modellus, exploração da modelagem como metodologia de ensino e aprendizagem, de forma colaborativa. A situação foi estruturada tendo como momento inicial uma instrumentalização dos softwares que suportam a comunicação e interação, além do software de modelagem que permite a exploração de situações envolvendo as funções afim e quadrática, em sintonia com as discussões das teorias da CSCL. O estudo analisa o trabalho colaborativo desenvolvido por 3 grupos de licenciandos em Matemática. Os dados revelam que o grupo menor conseguiu colaborar com mais facilidade que os grupos maiores. Os dados mostram também que as discussões acerca das dificuldades dos estudantes foi onde houve maior colaboração. Além disso, o script elaborado não conseguiu direcionar os participantes sozinhos durante a atividade, precisando sempre de uma intervenção do mediador. Também foram percebidos entraves do ambiente que mostraram a necessidade da montagem de outro espaço, que pudesse oferecer recursos que facilitem a comunicação entre os participantes da sessão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18809
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Roberto_Mariano.pdf2.5 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons