Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18605

Comparte esta pagina

Título : Qual o efeito da reforma da educação profissional sobre a formação dos jovens no curso técnico em Eletrotécnica?: estudo de caso no IFMT – Campus Cuiabá
Autor : SUZUKI, Nelson Yoshio Ito
Palabras clave : Educação Profissional; Reforma; Mundo do Trabalho; Professional Education; Reform; the World of Work
Fecha de publicación : 28-sep-2016
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Qual o efeito das reformas da educação sobre a formação profissional? Esta dissertação analisa as consequências das diversas transformações ocorridas através dos Decretos 2.208/97 e 5.154/04 e da Lei 11.892/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A metodologia utilizada pretende analisar especificamente o curso técnico em Eletrotécnica de nível médio e pós-médio (subsequente) através de identificação e análise documental, questionários e entrevistas, para testar as seguintes hipóteses: 1. A descontinuidade e as mudanças na política de educação profissional resultaram em profissionais menos preparados? 2. A alteração dessa política aumentou a inclusão desses egressos no mundo do trabalho? A pesquisa confirmou os levantamentos preliminares de que a reforma criou perplexidade em diversos segmentos da Instituição, em função da nova estrutura imposta à educação profissional – a relação educação-trabalho-mercado. Com este trabalho esperamos contribuir com a expansão, qualidade e referência da educação profissional brasileira.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18605
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação Nelson.pdf1,28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons