Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18605
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Enivaldo Carvalho da | - |
dc.contributor.author | SUZUKI, Nelson Yoshio Ito | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-20T12:27:55Z | - |
dc.date.available | 2017-04-20T12:27:55Z | - |
dc.date.issued | 2016-09-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18605 | - |
dc.description.abstract | Qual o efeito das reformas da educação sobre a formação profissional? Esta dissertação analisa as consequências das diversas transformações ocorridas através dos Decretos 2.208/97 e 5.154/04 e da Lei 11.892/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A metodologia utilizada pretende analisar especificamente o curso técnico em Eletrotécnica de nível médio e pós-médio (subsequente) através de identificação e análise documental, questionários e entrevistas, para testar as seguintes hipóteses: 1. A descontinuidade e as mudanças na política de educação profissional resultaram em profissionais menos preparados? 2. A alteração dessa política aumentou a inclusão desses egressos no mundo do trabalho? A pesquisa confirmou os levantamentos preliminares de que a reforma criou perplexidade em diversos segmentos da Instituição, em função da nova estrutura imposta à educação profissional – a relação educação-trabalho-mercado. Com este trabalho esperamos contribuir com a expansão, qualidade e referência da educação profissional brasileira. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Reforma | pt_BR |
dc.subject | Mundo do Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Professional Education | pt_BR |
dc.subject | Reform | pt_BR |
dc.subject | the World of Work | pt_BR |
dc.title | Qual o efeito da reforma da educação profissional sobre a formação dos jovens no curso técnico em Eletrotécnica?: estudo de caso no IFMT – Campus Cuiabá | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8008121759246933 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3629594575120398 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Politicas Publicas | pt_BR |
dc.description.abstractx | What is the effect of education reforms on vocational training? This dissertation analyzes the consequences of the various transformations through Decree 2.208 / 97 and 5.154 / 04 and Law 11,892 / 2008, which established the Federal Professional Education Network, Science and Technology. The methodology used is intended to specifically analyze the technical course in mid-level Electrotechnical and post-secondary (subsequent) through identification and document analysis, questionnaires and interviews, to test the following hypotheses: 1. Discontinuity and changes in education policy resulted in less trained professionals? 2. This policy change increased the inclusion of these graduates in the working world? The survey confirmed the preliminary surveys that reform has created confusion in various segments of the institution, due to the new structure imposed on professional education - the relationship education-labor market. With this work we hope to contribute to the expansion, quality and reference of the Brazilian professional education. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Nelson.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons