Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18605

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Enivaldo Carvalho da-
dc.contributor.authorSUZUKI, Nelson Yoshio Ito-
dc.date.accessioned2017-04-20T12:27:55Z-
dc.date.available2017-04-20T12:27:55Z-
dc.date.issued2016-09-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18605-
dc.description.abstractQual o efeito das reformas da educação sobre a formação profissional? Esta dissertação analisa as consequências das diversas transformações ocorridas através dos Decretos 2.208/97 e 5.154/04 e da Lei 11.892/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A metodologia utilizada pretende analisar especificamente o curso técnico em Eletrotécnica de nível médio e pós-médio (subsequente) através de identificação e análise documental, questionários e entrevistas, para testar as seguintes hipóteses: 1. A descontinuidade e as mudanças na política de educação profissional resultaram em profissionais menos preparados? 2. A alteração dessa política aumentou a inclusão desses egressos no mundo do trabalho? A pesquisa confirmou os levantamentos preliminares de que a reforma criou perplexidade em diversos segmentos da Instituição, em função da nova estrutura imposta à educação profissional – a relação educação-trabalho-mercado. Com este trabalho esperamos contribuir com a expansão, qualidade e referência da educação profissional brasileira.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectReformapt_BR
dc.subjectMundo do Trabalhopt_BR
dc.subjectProfessional Educationpt_BR
dc.subjectReformpt_BR
dc.subjectthe World of Workpt_BR
dc.titleQual o efeito da reforma da educação profissional sobre a formação dos jovens no curso técnico em Eletrotécnica?: estudo de caso no IFMT – Campus Cuiabápt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8008121759246933pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3629594575120398pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxWhat is the effect of education reforms on vocational training? This dissertation analyzes the consequences of the various transformations through Decree 2.208 / 97 and 5.154 / 04 and Law 11,892 / 2008, which established the Federal Professional Education Network, Science and Technology. The methodology used is intended to specifically analyze the technical course in mid-level Electrotechnical and post-secondary (subsequent) through identification and document analysis, questionnaires and interviews, to test the following hypotheses: 1. Discontinuity and changes in education policy resulted in less trained professionals? 2. This policy change increased the inclusion of these graduates in the working world? The survey confirmed the preliminary surveys that reform has created confusion in various segments of the institution, due to the new structure imposed on professional education - the relationship education-labor market. With this work we hope to contribute to the expansion, quality and reference of the Brazilian professional education.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Nelson.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons