Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18605

Compartilhe esta página

Título: Qual o efeito da reforma da educação profissional sobre a formação dos jovens no curso técnico em Eletrotécnica?: estudo de caso no IFMT – Campus Cuiabá
Autor(es): SUZUKI, Nelson Yoshio Ito
Palavras-chave: Educação Profissional; Reforma; Mundo do Trabalho; Professional Education; Reform; the World of Work
Data do documento: 28-Set-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Qual o efeito das reformas da educação sobre a formação profissional? Esta dissertação analisa as consequências das diversas transformações ocorridas através dos Decretos 2.208/97 e 5.154/04 e da Lei 11.892/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A metodologia utilizada pretende analisar especificamente o curso técnico em Eletrotécnica de nível médio e pós-médio (subsequente) através de identificação e análise documental, questionários e entrevistas, para testar as seguintes hipóteses: 1. A descontinuidade e as mudanças na política de educação profissional resultaram em profissionais menos preparados? 2. A alteração dessa política aumentou a inclusão desses egressos no mundo do trabalho? A pesquisa confirmou os levantamentos preliminares de que a reforma criou perplexidade em diversos segmentos da Instituição, em função da nova estrutura imposta à educação profissional – a relação educação-trabalho-mercado. Com este trabalho esperamos contribuir com a expansão, qualidade e referência da educação profissional brasileira.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18605
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Nelson.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons