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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18578
Título : Aprendizagem organizacional na economia criativa: um processo social a partir da atuação dos gestores
Autor : BARBOSA, Luciana Correia
Palabras clave : Aprendizagem organizacional. Aprendizagem social. Criatividade. Economia criativa. Gestão criativa.; Organizational learning. Social learning. Craitivity. Creative economy. Creative management.
Fecha de publicación : 31-may-2016
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Este estudo tem como objetivo compreender como acontece o processo social de aprendizagem organizacional nas empresas da economia criativa, a partir da atuação dos gestores. Para tanto, possui como objetivos específicos a identificação dos elementos que influenciam o processo social de aprendizagem organizacional no contexto criativo, a análise da gestão criativa a partir do processo social de aprendizagem organizacional, e a análise de como os gestores das empresas da economia criativa influenciam o processo social de aprendizagem organizacional. Para atender aos objetivos propostos, o estudo se caracteriza como descritivo e exploratório, utilizando como estratégia de pesquisa o estudo de caso múltiplo e como inspiração para a realização da pesquisa o modelo de aprendizagem dinâmico proposto por Crossan; Lane; White (1999), que também serviu de referência para a construção do questionário para as entrevistas semiestruturadas, que foram realizadas com dez gestores de empresas do segmento da moda da economia criativa, atendidos pelo Sebrae em 2014, enquanto que a apreciação dos dados ocorreu à luz da análise de conteúdo, conforme apresentada por Bardin (1977). A partir desta análise, surgiram quatro categorias analíticas que configuram os achados de pesquisa, sendo elas: a economia criativa como fonte de criatividade e ideais inovadoras, a gestão criativa como uma gestão flexível entre o criativo e o tradicional, a aprendizagem organizacional como prática social e dinâmica e o Sebrae como fomentador da aprendizagem tradicional nas organizações. Além disso, os dados revelaram também os elementos que estimulam e/ou inibem a criatividade nas empresas da economia criativa, os elementos que influenciam o processo de aprendizagem organizacional nestas empresas e como os gestores influenciam o processo de aprendizagem organizacional.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18578
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

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