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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18578
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dc.contributor.advisorBARROSO, Henrique César Muzzio de Paiva-
dc.contributor.authorBARBOSA, Luciana Correia-
dc.date.accessioned2017-04-18T18:22:06Z-
dc.date.available2017-04-18T18:22:06Z-
dc.date.issued2016-05-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18578-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo compreender como acontece o processo social de aprendizagem organizacional nas empresas da economia criativa, a partir da atuação dos gestores. Para tanto, possui como objetivos específicos a identificação dos elementos que influenciam o processo social de aprendizagem organizacional no contexto criativo, a análise da gestão criativa a partir do processo social de aprendizagem organizacional, e a análise de como os gestores das empresas da economia criativa influenciam o processo social de aprendizagem organizacional. Para atender aos objetivos propostos, o estudo se caracteriza como descritivo e exploratório, utilizando como estratégia de pesquisa o estudo de caso múltiplo e como inspiração para a realização da pesquisa o modelo de aprendizagem dinâmico proposto por Crossan; Lane; White (1999), que também serviu de referência para a construção do questionário para as entrevistas semiestruturadas, que foram realizadas com dez gestores de empresas do segmento da moda da economia criativa, atendidos pelo Sebrae em 2014, enquanto que a apreciação dos dados ocorreu à luz da análise de conteúdo, conforme apresentada por Bardin (1977). A partir desta análise, surgiram quatro categorias analíticas que configuram os achados de pesquisa, sendo elas: a economia criativa como fonte de criatividade e ideais inovadoras, a gestão criativa como uma gestão flexível entre o criativo e o tradicional, a aprendizagem organizacional como prática social e dinâmica e o Sebrae como fomentador da aprendizagem tradicional nas organizações. Além disso, os dados revelaram também os elementos que estimulam e/ou inibem a criatividade nas empresas da economia criativa, os elementos que influenciam o processo de aprendizagem organizacional nestas empresas e como os gestores influenciam o processo de aprendizagem organizacional.pt_BR
dc.language.isobrpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem organizacional. Aprendizagem social. Criatividade. Economia criativa. Gestão criativa.pt_BR
dc.subjectOrganizational learning. Social learning. Craitivity. Creative economy. Creative management.pt_BR
dc.titleAprendizagem organizacional na economia criativa: um processo social a partir da atuação dos gestorespt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2213918693257877pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1042906766573631pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to understand how the social process of organizational learning does in the companies of the creative economy, from the performance of the managers. To this end, has the specific purpose identifying the elements that influence the social process of organizational learning in the creative context, the analysis of creative management from the social process of organizational learning, and the analysis of how managers of companies in the creative economy influence the social process of organizational learning. To meet the proposed objectives, the study is characterized as descriptive and exploratory, using as research strategy the study of multiple case and as inspiration for the research realization the dynamic learning model proposed by Crossan; Lane; White (1999), which also served as a reference for the questionnaire construction for semi-structured interviews, which were conducted with ten managers of companies in the fashion segment of the creative economy, attended by Sebrae in 2014, while the assessment of the data took place at light of the content analysis, as presented by Bardin (1977). From this analysis, there were four analytical categories that make up the research findings, which are: the creative economy as a source of creativity and innovative ideas, creative management as flexible management between the creative and the traditional, organizational learning as a social and dynamic practice and Sebrae as developers of traditional learning in organizations. In addition, the data also revealed the elements that stimulate and/or inhibit creativity in the creative economy companies, the elements that influence the organizational learning process in these companies and how managers influence the organizational learning process.pt_BR
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