Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18289
Comparte esta pagina
Título : | Ensino de biologia para pessoas com deficiência visual: Contribuições da áudio-descrição para análise de livros didáticos |
Autor : | SILVA, Ewerton Luis da |
Palabras clave : | Educação inclusiva; Deficiência visual; Áudio-descrição; Livros didáticos |
Fecha de publicación : | 7-feb-2017 |
Citación : | SILVA, E. L. |
Resumen : | Este trabalho busca identificar como as imagens presentes em livros didáticos são acessíveis para pessoas com deficiencia visual. Sendo um direito a todo cidadão, é necessário que a educação e os processos de ensino-aprendizagem, bem como as ferramentas e instrumentos metodológicos, se tornem de fato inclusivos. Como alicerce de análise buscou-se através da áudio-descrição, mecanismo de tradução intersemiótica traduzindo em palavras as figuras e imagens existentes, verificar como as ilustrações, fotografias, esquemas e recursos visuais são dispostos ao aluno, permitindo ou não sua apropriação do conteúdo destas. A ausência de descrições definidas, o uso de textos de apoio de forma equivocada e distantes da figura original, além da ausência de coesão entre imagens e atividades do livro, mostrou que ainda existe um longo caminho para que a inclusão seja aderida no material didático. Por fim foi realizada, para uma questão do livro com presença imagética, a áudio-descrição desta imagem, tornando possível a resolução do exercício e verificando a eficácia deste recurso de acessibilidade na construção do conhecimento de forma mais autônoma para o indivíduo com deficiência visual, auxiliando o processo de aprendizagem. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18289 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Ewerton Luis da.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons