Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18289

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Ernani Nunes-
dc.contributor.authorSILVA, Ewerton Luis da-
dc.date.accessioned2017-02-07T17:21:19Z-
dc.date.available2017-02-07T17:21:19Z-
dc.date.issued2017-02-07-
dc.date.submitted2016-12-14-
dc.identifier.citationSILVA, E. L.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18289-
dc.description.abstractEste trabalho busca identificar como as imagens presentes em livros didáticos são acessíveis para pessoas com deficiencia visual. Sendo um direito a todo cidadão, é necessário que a educação e os processos de ensino-aprendizagem, bem como as ferramentas e instrumentos metodológicos, se tornem de fato inclusivos. Como alicerce de análise buscou-se através da áudio-descrição, mecanismo de tradução intersemiótica traduzindo em palavras as figuras e imagens existentes, verificar como as ilustrações, fotografias, esquemas e recursos visuais são dispostos ao aluno, permitindo ou não sua apropriação do conteúdo destas. A ausência de descrições definidas, o uso de textos de apoio de forma equivocada e distantes da figura original, além da ausência de coesão entre imagens e atividades do livro, mostrou que ainda existe um longo caminho para que a inclusão seja aderida no material didático. Por fim foi realizada, para uma questão do livro com presença imagética, a áudio-descrição desta imagem, tornando possível a resolução do exercício e verificando a eficácia deste recurso de acessibilidade na construção do conhecimento de forma mais autônoma para o indivíduo com deficiência visual, auxiliando o processo de aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectÁudio-descriçãopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleEnsino de biologia para pessoas com deficiência visual: Contribuições da áudio-descrição para análise de livros didáticospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5828186266951171pt_BR
dc.description.abstractxThis work seeks to identify how the images present in textbooks are accessible to people with visual deficiency. Being a right to every citizen, it is necessary that education and teaching-learning processes, as well as the tools and methodological tools, becoming inclusive in fact. As a foundation of analysis sought by the audio description, mechanism of intersemiotic translation translating into words the figures and existing images, check how the illustrations, photographs, diagrams and visual resources are organized to students, allowing or not your ownership of the content of these. The default of defined descriptions, the use of supporting texts so misguided and far from the original figure, in addition to the lack of cohesion between images and book activities, showed that there is still a long way for inclusion be adhered in teaching materials. Finally, it was held a audio description for one question of book imagery, making it possible to solve the exercise and verifying the effectiveness of this accessibility feature in building more autonomous knowledge for the individual with visual deficiency, aiding the learning process.pt_BR
dc.degree.departament(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduationCAV - Licenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Ewerton Luis da.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons