Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18289
Título: Ensino de biologia para pessoas com deficiência visual: Contribuições da áudio-descrição para análise de livros didáticos
Autor(es): SILVA, Ewerton Luis da
Palavras-chave: Educação inclusiva;Deficiência visual;Áudio-descrição;Livros didáticos
Data do documento: 7-Fev-2017
Citação: SILVA, E. L.
Resumo: Este trabalho busca identificar como as imagens presentes em livros didáticos são acessíveis para pessoas com deficiencia visual. Sendo um direito a todo cidadão, é necessário que a educação e os processos de ensino-aprendizagem, bem como as ferramentas e instrumentos metodológicos, se tornem de fato inclusivos. Como alicerce de análise buscou-se através da áudio-descrição, mecanismo de tradução intersemiótica traduzindo em palavras as figuras e imagens existentes, verificar como as ilustrações, fotografias, esquemas e recursos visuais são dispostos ao aluno, permitindo ou não sua apropriação do conteúdo destas. A ausência de descrições definidas, o uso de textos de apoio de forma equivocada e distantes da figura original, além da ausência de coesão entre imagens e atividades do livro, mostrou que ainda existe um longo caminho para que a inclusão seja aderida no material didático. Por fim foi realizada, para uma questão do livro com presença imagética, a áudio-descrição desta imagem, tornando possível a resolução do exercício e verificando a eficácia deste recurso de acessibilidade na construção do conhecimento de forma mais autônoma para o indivíduo com deficiência visual, auxiliando o processo de aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18289
Aparece na(s) coleção(ções):TCC - Ciências Biológicas

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Ewerton Luis da.pdf1,48 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons