Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18289
Title: Ensino de biologia para pessoas com deficiência visual: Contribuições da áudio-descrição para análise de livros didáticos
Authors: SILVA, Ewerton Luis da
Keywords: Educação inclusiva; Deficiência visual; Áudio-descrição; Livros didáticos
Issue Date: 7-Feb-2017
Citation: SILVA, E. L.
Abstract: Este trabalho busca identificar como as imagens presentes em livros didáticos são acessíveis para pessoas com deficiencia visual. Sendo um direito a todo cidadão, é necessário que a educação e os processos de ensino-aprendizagem, bem como as ferramentas e instrumentos metodológicos, se tornem de fato inclusivos. Como alicerce de análise buscou-se através da áudio-descrição, mecanismo de tradução intersemiótica traduzindo em palavras as figuras e imagens existentes, verificar como as ilustrações, fotografias, esquemas e recursos visuais são dispostos ao aluno, permitindo ou não sua apropriação do conteúdo destas. A ausência de descrições definidas, o uso de textos de apoio de forma equivocada e distantes da figura original, além da ausência de coesão entre imagens e atividades do livro, mostrou que ainda existe um longo caminho para que a inclusão seja aderida no material didático. Por fim foi realizada, para uma questão do livro com presença imagética, a áudio-descrição desta imagem, tornando possível a resolução do exercício e verificando a eficácia deste recurso de acessibilidade na construção do conhecimento de forma mais autônoma para o indivíduo com deficiência visual, auxiliando o processo de aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18289
Appears in Collections:(CAV-LCB) - Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Ewerton Luis da.pdf1.48 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons