Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18289
Compartilhe esta página
Título: | Ensino de biologia para pessoas com deficiência visual: Contribuições da áudio-descrição para análise de livros didáticos |
Autor(es): | SILVA, Ewerton Luis da |
Palavras-chave: | Educação inclusiva; Deficiência visual; Áudio-descrição; Livros didáticos |
Data do documento: | 7-Fev-2017 |
Citação: | SILVA, E. L. |
Abstract: | Este trabalho busca identificar como as imagens presentes em livros didáticos são acessíveis para pessoas com deficiencia visual. Sendo um direito a todo cidadão, é necessário que a educação e os processos de ensino-aprendizagem, bem como as ferramentas e instrumentos metodológicos, se tornem de fato inclusivos. Como alicerce de análise buscou-se através da áudio-descrição, mecanismo de tradução intersemiótica traduzindo em palavras as figuras e imagens existentes, verificar como as ilustrações, fotografias, esquemas e recursos visuais são dispostos ao aluno, permitindo ou não sua apropriação do conteúdo destas. A ausência de descrições definidas, o uso de textos de apoio de forma equivocada e distantes da figura original, além da ausência de coesão entre imagens e atividades do livro, mostrou que ainda existe um longo caminho para que a inclusão seja aderida no material didático. Por fim foi realizada, para uma questão do livro com presença imagética, a áudio-descrição desta imagem, tornando possível a resolução do exercício e verificando a eficácia deste recurso de acessibilidade na construção do conhecimento de forma mais autônoma para o indivíduo com deficiência visual, auxiliando o processo de aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18289 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Ewerton Luis da.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons